sábado, 13 de novembro de 2010

Revisitando Eixo VIII

Visualizando a reta final do curso de Pedagogia Modalidade a Distância(PEAD) tenho a oportunidade de relatar um pouco sobre minha vivência no estágio curricular que foi realizado no Eixo VIII no primeiro semestre de 2010. Foi um momento muito especial em minha trajetória como aluna do curso mencionada anteriormente pois, neste período pude colocar em prática todas as aprendizagens adquiridas no decorrer de sete semestres.

O Projeto de Estágio foi uma proposta na qual a professora(estagiária) colocou em prática as aprendizagens adquiridas ao longos de sete semestres, neste momento a educadora aprimorou sua prática pedagógica amparada pelas teorias estudadas . Como tema central do estágio uma Arquitetura Pedagógica por Projetos de Aprendizagem como âncora deste período, pois os objetivos pedagógicos estavam centrados nos alunos, promovendo assim um processo de autonomia, interação entre os pares, colaboração e cooperação. Entende-se por Projeto de Aprendizagem a formulação de questionamentos por parte dos alunos que apresentam-se como sujeitos que irão construir seu conhecimento amparados por saberes já existentes e na busca em esclarecer suas dúvidas e comprovar suas certezas, através da pesquisa e da investigação. Citando o texto Perguntas Inteligentes: O que é isto? de Beatriz C. Magadalena e Iris E. T. Costa:


" Parece que já é evidente , para a maioria, que quando falamos em Projetos de Aprendizagem, estamos nos referindo a uma proposta de trabalho, em sala de aula, onde são privilegiadas as questões de investigação que nascem dos interesses e necessidades dos alunos e a busca autônoma de respostas para elas. Parece que já está claro também que, neste processo, há um princípio de liberdade, dentro de uma estrutura flexível e em rede, que possibilita aos alunos construírem conhecimentos a partir das interações com professores, colegas e a sociedade de maneira geral."




Minha prática pedagógica foi norteada pela busca na construção do conhecimento de forma ampla e dinâmica através da interação com o meio (objetos e pessoas). Através da interação com o ambiente desenvolvendo assim no aluno(os) suas estruturas mentais que possibilitem a compreensão do mundo exterior visando resolver os questionamentos que esse mundo provoca. O Projeto de Estágio foi baseado na teoria de conhecimento de Jean Piaget, cujo principal objetivo é o aluno e tem como foco a aprendizagem e o desenvolvimeto infantil observando seus estádios. Como nos diz o texto Desenvolvimento de Aprendizagem de Jean Piaget:


[ ...] "o desenvolvimento é um processo que se relaciona com a totalidade de estruturas do conhecimento. Aprendizagem apresenta o caso oposto. Em geral, a aprendizagem é provocada por situaçõeso provocada por um experimentador psicológico; ou por um professor, com referência a algum ponto didático; ou por uma situação externa."[...]


E juntamente com uma turma de segundo ano do ensino fundamental que ocorreu meu estágio curricular, cujo tema central foram os Projetos de Aprendizagem mediados por ambiente informatizado cujo resultado apontou caminho para meu trabalho de conclusão de curso.



Referências:

MAGDALENA, Beatriz C. e COSTA, Iris E.T. - Perguntas inteligentes: O que é isto?

PIAGET, Jean - Desenvolvimento e aprendizagem - texto traduzido por Paulo Francisco Slomp do original no livro de: LANATTELLY, C.S e STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York Brace Janovich, 1972

-

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Jane!

Que bom saber que essa trajetória lhe proporcionou aprimorar seus conhecimentos e colocar em prática os conhecimentos adquiridos no Curso PEAD.



Um grande abraço,

Geny