quarta-feira, 24 de novembro de 2010

APRENDENDO SEMPRE !!


O ser humano está sempre aprendendo, ao logo da vida estamos sempre em constante aprendizado. Jamais saberemos tudo !! Justamente por estar sempre aprendendo é que neste semestre como aluna do PEAD, me inscrevi para cursar uma interdisciplina Eletiva denominada Laboratório de Ciências Naturais I. Esta interdisciplina trazia em sua proposta pedagógica o valor que tem para o professor ele tornar-se um pesquisador, pois através da investigação e da pesquisa compreendemos melhor o mundo que nos rodeia e os fenômeno da natureza. Foi muito interessante vislumbrar uma nova maneira de perceber a disciplina de Ciências Naturais, pois não vemos nas escolas o real sentido em formar alunos investigadores . Através da proposta da experiência de germinação com feijões que a princípio parece ser uma atividade tão antiga e simples, pude vivenciar com minha turma momentos de ricas aprendizagens e descobertas. A proposta para a realização deste experimento era a de plantar feijões sob quatro condições diferentes e observar dia a dia para verificar as mudanças ocorridas e através de registros sistemáticos acompanhar o desenvolvimento das plantas. Particularmente, acrescento que aprendi muito, pois a cada dia acompanhava com meus alunos suas descobertas e vivenciava seus questionamentos e levantamento de hipóteses. Ao finalizar as experiências as crianças demonstraram seus conhecimentos adquiridos através de relatos orais, escritos e desenhos. Abaixo transcrevo algumas aprendizagens adquiridas pela turma:


RELATO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS DA TURMA 20B, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COM FEIJÕES REALIZADA SOB QUATRO CONDIÇÕES DIFERENTES:


Grupo 1: Nós aprendemos que um pé de feijão tem vida como um ser humano. Nós aprendemos que para um planta crescer ela precisa de água, luz e estar plantada.


Grupo 2: O grupo 2 não escreveu nada somente desenhou sua experiência da maneira como ela estava neste dia.


Grupo 3: Nós aprendemos que as plantas não nascem sem água e sem luz.A água que nós colocamos no primeiro dia fez nascer uma pequena e branca raiz de 1cm.


Grupo 4: Nós aprendemos que para uma planta crescer ela precisa de água, luz, terra e carinho. Carinho é cuidar bem da planta. A planta tem vida porque ela está crescendo.


Observação: as condições propostas pela professora para a realização das experiências foram as seguintes:


Grupo 1: água, luz, quatro feijões, algodão

Grupos 2: água,quatro feijões, algodão, sem luz

Grupos 3: água somente no primeiro dia, sem luz, quatro feijões, algodão

Grupo 4: água, terra, quatro feijões, luz diariamente

2 comentários:

Geny disse...

Olá minha querida aluna Jane!

Excelente experiência, na verdade é uma atividade antiga, tudo depende de como explorar, para que se torne interessante e levem os alunos a pesquisa, a experimentação e a conclusão.
(Passos do Método Científico)

Um grande abraço,

Geny

Jane Elisabete Lamera disse...

Querida tutora Geny, realmente esta experiência apesar de ser bastante conhecida, foi vivenciada pelos alunos de uma outra forma observando, analisando, registrando, levantando hipóteses. Foi uma excelente experiência.
Um abração
Jane