sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Revisitando interdisciplina - Eixo II



Ainda revisitando os semestres anteriores, as leituras parecem fazer maior significado para mim , visto que, no atual momento um longo caminho já foi trilhado nesta trajetória de aquisição de conhecimento ao longo de quase nove semestres como aluna do PEAD. A interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia (Eixo II) nos fez entrar em contato com as diversas teorias que tratam sobre a aquisição do conhecimento. Ao reler o texto Epistemologia Genética (disponibilizado no ano de 2007) pude recordar o que já sabia e entender o que na época não havia me ficado claro; talvez por falta de embasamento teórico. Este texto me fez refletir sobre a importância do profissional da educação de conhecer como se dá a origem do conhecimento humano para melhor entender os alunos que a cada dia partilham do mesmo espaço com o professor. Muitas da teorias de origem do conhecimento são reproduzidas em nossas escolas todos os dias, sem ao menos o professor entender por qual teoria sua prática pedagógica é influenciada e regida. A epistemologia genética partiu de muitos estudos realizados por Jean Piaget e suas observações do comportamentos de crianças em idades variadas. As teorias que tentam explicar o processo de aprendizagem são muitas, elas podem ser classificadas em três categorias conforme os critérios epistemológicos:
- Empirismo: o sujeito é um recepiente vazio e precisa ser preenchido pelo objeto(meio físico e social). A teoria Behaviorista é representante do empirismo.
- Apriorismo: o sujeito já nasce com conhecimento herdado geneticamente. Não é valorizado o objeto(meio físico e social) A teoria Gestalt representa a sustentação epistemológica do apriorismo.
- Interacionismo: o conhecimento acontece através da síntese permanente das condições internas do sujeito e do meio no qual ele está inserido, entre a maturação e a experiência adquirida. A epistemologia genética representa o interacionismo.
Trazendo estas teorias para a minha realidade penso que minha prática pedagógica está dividida em dois momentos distintos: antes do PEAD e depois do PEAD, com certeza poder obter conhecimento e aprender nos leva a refletir e identificar modelos pedagógicos adquiridos de formações muito antigas certamente baseadas no empirismo e apriorismo, que "sustetavam" até então um modelo de professora que já não faz mais sentido, pois o conhecimento não pode ser transmitido somente de forma verbal, mas as relações do sujeito com seu mundo através da ação mediada pelo eucador é que farão dos alunos sujeitos ativos, pensantes, autônomos, solidários enfim seres aptos para viver e contribuir para a sociedade.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Jane!

Muito importante a revisão do texto sobre a três categorias conforme os critérios epistemológicos: Empirismo, Apriorismo e Interacionismo, encontrado no eixo II.

Um grande abraço,

Geny

Jane Elisabete Lamera disse...

Tutora Geny, estes conceitos foram amplamente estudados ao longo da trajetória do PEAD. Ao reler o texto Epistemologia Genética tive a real compreensão sobre Empirismo, Apriorismo e Interacionismo. Foi muito bom fazer esta revisão.

bjs

Jane Lamera