sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Revisitando interdisciplina - Eixo I



















Ao revisitar as interdisciplinas do Eixo I me deparei com textos e atividades muitos interessantes dos quais não lembrava mais. Com intuíto de achar um texto ou uma atividade significativa que me remetesse ao atual momento que estou vivenciando, ou seja, a escrita do TCC encontrei então um texto em forma de slides que serviria de base para a realização de dois desafios na interdisciplina de Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) bem no ínico da trajetória do PEAD. A proposta da interdisciplina era a de se trabalhar com o conceito de TICs e sua aplicação no contexto escolar. A atividade era justamente colocar a importância das TICs dentro do ambiente escolar, visto que, o mundo já estava e está impactado pelas profundas mudanças que as tecnologias de informação e comunicação têm gerado. A escola não pode ficar distante e indiferente a todo este movimento de transfomação que atinge as pessoas ,a forma de comunicação, entretenimento e a aquisição de conhecimento devido as grandes transformações que as TICs tem gerado.Me reportei então ao ano de 2010, em vias de conclusão do curso e posso concluir que as TICs são uma realidade em minha prática pedagógica, elas sem dúvida são ponto relevante na mudança do ensinar/aprender vivenciados por mim em meu estágio curricular no qual optei trabalhar com Arquiteturas Pedagógicas inserindo Projetos de Aprendizagem com minha turma de segundo ano do ensino fundamental. A partir, da utilização das TICs em minha prática pedagógica a proposta para o TCC foi encaminhada, pois vivenciar com uma turma de segundo ano das séries iniciais os PAs foi sem dúvida possível graças ao acesso aos novos recursos tecnológicos utilizados como ferramenta didático-pedagógica.

"Temos, porém, a noção do longo caminho que há ainda a percorrer para que a integração das TICs seja verdadeiramente transversal nos currículos e feita de forma sistemática e planejada, em vez de pontual e espontânea ....". Então, "uma escola que não recorra, ou melhor, que não integre os novos meios informáticos, corre o risco de se tornar obsoleta".
(PAIVA, 2002). PAIVA. J. (2002) - As Tecnologias de Informação e Comunicação: Utilização pelos professores.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Jane!

O trabalho de rever as interdisciplinas dos eixos anteriores e articular com o TCC é uma verdadeira culminância, ponto alto do Curso, não é verdade?
Obrigada por suas postagens!

Um carinhoso abraço,

Geny

Jane Elisabete Lamera disse...

Com certeza revisitar as interdisciplinas é um ótimo exercício, através das leituras podemos resgatar aprendizagens, relembrar escritos de autores importantes e aprimorar nosso embasamento teórico.
Obrigada por visitar meu portfólio de aprendizagens.
Um grande abraço
Jane