sexta-feira, 4 de junho de 2010

Reflexão


No texto de Luciane Magalhães Corte Real - Aprendizagem Amorosa na Interface Escola, Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais encontrei o seguinte páragrafo:
[...] Podemos aprender a caminhar, a pular, a nadar, os conteúdos escolares, as atitudes com os familiares e colegas, enfim, estamos no mundo com possibilidades de nos transformar a cada minuto. também temos a opção de não aprender a caminhar, a nadar, alguns conteúdos escolares, ou seja, temos a escolha de não nos transformar no desafio de nosso cotidiano.
Em sala de aula encontramos um universo riquíssimo de possibilidades, onde pode-se perceber dois tipos de alunos aqueles que querem aprender e aqueles que por algum motivo não mostram interesse em adquirir novos saberes. Ao primeiro grupo pertencem os alunos ávidos, cheios de curiosidade, interessados e sempre prontos a novos desafios; já o segundo grupo são aqueles alunos que parecem não se importar com nada e também não são passivos, não demonstram interesse e quando desafiados tendem a recuar e não ir em frente ficam parados no mesmo lugar. Como diz Serres, "quem não se mexe não aprende nada."

O que fazer para motivar estes alunos que não desmonstram interesse em aprender? Acredito que o professor ao perceber esta situação precisa dedicar-se em pensar estratégias e maneiras para cativar tais alunos. Tenho em minha sala de aula alguns alunos que parecem não fazer nenhum tipo de esforço para adquirir novos saberes e para estes o trabalho com Projetos de Aprendizagem tem sido um fator motivador e tem despertado curiosidade e interesse. Apesar de em alguns momentos tais alunos ficarem dispersos e indiferentes nos momentos em que estamos no laboratório de informática percebo um movimento diferenciado destes educandos, em relação a novas aprendizagens. Espero sinceramente que eles (alunos) possam ser afetados por esta nova proposta de trabalho.

3 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Jane:

Seria interessante contar aos teus leitores em que momentos percebeste motivação maior por parte destes alunos, certo?

Grande abraço, Anice.

Jane Elisabete Lamera disse...

Anice, percebo que alguns alunos quando estão trabalhando com seus PAs, ficam mais interessados e motivados tentam escrever, pesquisar enfim, já outros demonstram maior interesse em assistir vídeos no you tube, pesquisar e postar fotos quando trata-se de pesquisar já perdem um pouco da motivação.
Um abraço
Jane

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Jane:

A questão então da autonomia se faz presente e os alunos procuram de forma ativa suprir seus questionamentos.

Grande abraço, Anice.