sábado, 12 de junho de 2010

Avaliação X Aprendizagem







Avaliação, assunto que preenche reuniões pedagógicas e momentos de descanso na sala dos professores, não existe tempo nem momento especial em que este assunto não esteja presente. Esta semana fiz juntamente com a orientadora educacional, e a diretora da escola o conselho de classe da turma do 2º ano da qual sou professora titular e aluna estagiária até o presente momento. Foi uma tarde de muita conversa, análise e reflexão de tudo o que foi feito durante o primeiro trimestre deste ano de 2010, é neste momento que passamos por todos os alunos e conversamos sobre como vai a aprendizagem de cada um. A avaliação dos alunos da turma 20B é feita através de parecer descritivo dando assim, um retorno para os pais sobre os avanços conquistados pelos alunos ao longo dos primeiros três meses do ano. Penso que quando o professor precisa avaliar seus alunos deve neste momento lançar um olhar sobre o todo e não sobre partes fragmentadas; o "ser" (aluno) é único, complexo, cheio de conhecimentos anteriores à escola, tem vontades, anda, fala, pensa, tem seu próprio ritmo e percebe o mundo que o cerca a sua maneira. É exatamente, por lidarmos com seres humanos e não com máquinas, animais ou plantas é que a avaliação deve em primeiro lugar respeitar o aluno desde os instrumentos que vão ser utilizados para fazer o diagnóstico até o momento em que as informações vão ser repassadas aos pais ou responsáveis. Acredito que a avaliação deve ser inclusiva , não autoritária e voltada para o desenvolvimento do aluno como um todo, citando LUCKESI , 1997 que nos diz:

“ Na avaliação inclusiva, democrática e amorosa não há exclusão,mas sim diagnóstico e construção. Não há submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca. Não há chegada definitiva, mas sim travessia permanente em busca do melhor. Sempre !”

Realizei com meus alunos alguns trabalhinhos de português e matemática para ver como eles estão indo, não falei para eles sobre prova ou avaliação simplesmente disse que as mesmas atividades que eles estavam acostumados a realizar em aula, deveriam fazê-las com atenção e capricho e eu iria recolher para olhar e depois devolveria para eles. Tudo foi tranquilo, eles fizeram as atividades com atenção e capricho, leram com calma ,fizeram silêncio para que todos pudessem pensar com calma em um ambiente apropriado. Percebi neles comprometimento e a maioria apresentou suas aprendizagens de maneira muito satisfatória, o que me deixou imensamente contente. Como já mencionei quando penso em avaliação é um todo e não partes, e esta (avaliação) é feita diariamente em sala de aula quando tenho a oportunidade de observar meus alunos nas mais diversas situações sejam elas de aprendizagem, momentos informais ou em suas relações interepessoais. Como dizem HOFFMANN (1993) e LUCKESI (1995):

[...] "Os momentos das aulas contituem excelentes oportunidades para avaliarmos o aluno como um todo: suas atitudes, seus valores, sua participação, seu interesse, sua vivência e experiência, seu relacionamento, seu espírito de iniciativa, sua postura, respeito e tantos atributos, além de seu desempenho intelectual" [...]

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Jane:

De fato, é o dia-a-dia que mostra os avanços, dificuldades, ritmos, relações interpessoais, enfim, as particularidades de cada um.

O conceito de prova ou avaliação costuma vir atrelado de medo o que acarreta, inclusive, resultados negativos que, muitas vezes, não correspondem a real aprendizagem do aluno.

Fizeste bem em propor uma atividade aliviando o estresse do aluno ao pensar que estaria sendo avaliado.

Grande abraço, Anice.