segunda-feira, 7 de junho de 2010

Projetos de Aprendizagem


Sinto-me motivada por esta experiência ímpar e posso perceber que os Projetos de Aprendizagem que os alunos da turma 20B estão realizando tornam-se a cada dia realidade, o que parecia no ínicio difícil de ser colocado em prática hoje percebo como uma conquista, um desafio sendo superado. Lendo o texto de Iris E. Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena - Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0 pude perceber que meus alunos estão no caminho certo e demosntram construções cognitivas, pois um trecho do texto citado acima diz que:
"È preciso salientar que os alunos , em especial os menores, tem inquietações que não vem facilemente à tona. Assim é necessário sentar com eles com muita calma e procurar escutá-los, sem induzir e direcionar."
Já passei por esta situação no ínicio da construção dos Projetos de Aprendizagem, quando foi necessário ouvir as perguntas dos alunos, chamá-los um por um e ir desafiando, perguntando até conseguir entender o que eles realmente gostariam de pesquisar, sobre qual assunto eles tinham realmente interesse.
Lembro que o grupo número 7 composto somente por meninas aproximaram-se, pois uma delas gostaria de saber sobre plantas e flores; as outras duas demonstraram interesse também por este assunto. Mas, quando o grupo se reuniu elas não conseguiam saber o que realmente gostariam de saber uma dava uma ideia, outra falava outro assunto e nas idas e vindas; passaram por flores, plantas, acharam que este assunto não era tão bom assim. Me chamavam a todo instante, pois não conseguiam encontrar o que realmente queriam, lembro que no meio do diálogo das três até pensaram em trocar de assunto resolveram então pesquisar sobre países, o que tornou-se infrutífero, visto que, não concordavam na escolha de um único país suas ideias não combinavam. Foi então que sentei com elas e comecei uma longa conversa. Citando o texto acima que nos diz:
"Fazer florescer e tornar mais preciso o que eles sabem e buscam é um passo fundamental no processo de construção cognitiva".
E finalmente, floresceu o tema do grupo "Plantas Carnívoras" o que foi de agrado e aceitação de todas. O tema gerador do PA então surgiu, quando uma delas mencionou que já havia lido alguma coisa sobre o assunto, contou para mim e para as colegas. Todas então ficaram impressionadas e empolgadas em descobrir tudo sobre as tais plantas carnívoras. Lembro que no dia seguinte uma das meninas trouxe para mostrar algumas fotos que ela havia buscado na internet e resolveu imprimir e trazer para aula, compartilhando assim com suas colegas de grupo e também com todos da turma. Foi muito interessante este movimento do grupo sete que no início estava cheio de dúvidas e incertezas, que partiu com uma ideia inicial e esta após muita conversa, discussão e trocas transformou-se em uma questão instigante e de interesse do grupo. Este grupo tem dado continuidade ao seu Projeto de Aprendizagem e até o momento percebo grandes conquistas e aprendizagens por parte de todas componentes do grupo.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Jane:

O olhar atento e o espaço para ouvir os questionamentos dos alunos é fundamental como diferenciador para uma aprendizagem eficaz.

Grande abraço, Anice.