Dentro de uma sala de aula é possível perceber o quanto os alunos evoluem no sentido de aprimorarem suas relações interpessoais, mas penso que o professor tem papel fundamental para que os educandos compreendam o quanto é importante cultivar o respeito no cotidiano escolar. No texto de Liseane Silveira Camargo - Reflexões sobre a moralidade na escola encontramos:
"[...] " A escola assume esse compromisso. Um ambiente que reúne grupos, que possui relações de respeito e que tem como fundamento a educação tem a necessidade de saber o quanto contruibui para o desenvolvimento moral dos seus alunos - pois esse desenvolvimento também é parte da aprendizagem."
Depois de muito diálogo, exemplos de situações a também de reflexões as combinações da turma 20B foram construídas de forma muito colorida e caprichada, todo trabalho foi exposto no mural da sala de aula com muito orgulho pelos alunos, até a diretora foi chamada para ler, o que foi acordado por eles (alunos).
Para Fávero(2005, p.24-25) "A criança precisa viver situações em que sua autonomia seja fatalmente exigida. Um bom exercício é a organização de regras coletivas, que exigirão entendimento, acordos e aprovação recíproca."
Para exemplificar ,abaixo listo algumas combinações feitas pelos alunos da turma 20B:
- Não vale beliscar os colegas.
- Não vale gritar em aula.
- Não vale falar palavrão.
- Não vale levar celular para escola.
- Não vale brincar em aula.
- Não vale brigar.
- Não vale chutar os colegas.
- Não vale mostrar o dedo do meio.
"[...] " A escola assume esse compromisso. Um ambiente que reúne grupos, que possui relações de respeito e que tem como fundamento a educação tem a necessidade de saber o quanto contruibui para o desenvolvimento moral dos seus alunos - pois esse desenvolvimento também é parte da aprendizagem."
Depois de muito diálogo, exemplos de situações a também de reflexões as combinações da turma 20B foram construídas de forma muito colorida e caprichada, todo trabalho foi exposto no mural da sala de aula com muito orgulho pelos alunos, até a diretora foi chamada para ler, o que foi acordado por eles (alunos).
Para Fávero(2005, p.24-25) "A criança precisa viver situações em que sua autonomia seja fatalmente exigida. Um bom exercício é a organização de regras coletivas, que exigirão entendimento, acordos e aprovação recíproca."
Para exemplificar ,abaixo listo algumas combinações feitas pelos alunos da turma 20B:
- Não vale beliscar os colegas.
- Não vale gritar em aula.
- Não vale falar palavrão.
- Não vale levar celular para escola.
- Não vale brincar em aula.
- Não vale brigar.
- Não vale chutar os colegas.
- Não vale mostrar o dedo do meio.
3 comentários:
Olá, Jane:
A maioria dos itens da lista baseiam-se na realidade da turma? Imagino que surgiram a partir dos eventos já ocorridos, não?
Estas combinações contribuíram para a melhora do ambiente?
Grande abraço, Anice.
Olá, Anice a lista de combinações baseou-se na realidade da turma 20B os alunos expressaram o que vivenciam em seu dia-a-dia. Espero que as combinações melhorem as relações interpessoais e também façam com que os alunos reflitam sobre a importância de respeitarmos o espaço do outro. As combinações estão expostas no mural da sala e vamos recorrer a elas sempre que for necessário.
Um abraço
Jane
Obrigada pelo retorno, Jane.
Abraço, Anice.
Postar um comentário