segunda-feira, 10 de maio de 2010

Interação entre os pares


Os alunos da turma 20B estão em formação e por este motivo, esta experiência com Projetos de Aprendizagem é tão válida, pois a cada encontro novos desafios aparecem e eles mesmos precisam de alguma maneira resolvê-los, criando estratégias próprias, regras e também abrindo o diálogo entre eles para que o trabalho continue.
Os alunos estão divididos em sete grupos para realizarem os PAs, o grupo número um é formado por três meninas que brigam muito e discutem sempre para ver quem senta à frente do computador e tudo é motivo para discussão. Em um dos primeiros encontros do grupo a briga era acirrada então elas me chamaram para "resolver" tais questões. Todas falaram e contaram seus pontos de vista, ouvi e disse:
- Gurias, temos que achar uma saída todas vão continuar trabalhando juntas e temos que pensar em uma maneira para continuar o trabalho, visto que, só tem um computador e três pessoas precisam usar. O que vocês vão fazer para resolver o problema? Então elas pararam e começaram a pensar o que fazer para que todas usassem o computador de forma justa e organizada. Pensaram,falaram, discutiram, falaram novamente, discutiram muito e eu esperando a ideia brilhante para resolver o impasse. Enfim, surgiu a "ordem alfabética" e foi assim que a partir daquele dia o grupo um estabeleceu seu critério para uso do computador. As brigas ainda existem, mas não por este motivo,e o trabalho das meninas está ficando ótimo. Trabalhar com Projetos de Aprendizagem, é sem dúvida, um desafio tanto para alunos como também para o professor, pois esta escolha metodológica leva os pares a estabelecer vínculos e também a desenvolver atitudes de solidariedade, cooperação e resolução de conflitos, três atributos importantissímos para a vida futura dos estudantes.

" É a partir da Educação das crianças que uma sociedade projeta o seu futuro. Esse futuro pode ser baseados tanto na solidariedade e na cooperação como no egoísmo e na competição." (MATURANA, 2002)

3 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Jane!

Aqui trazes um exemplo de problema que acabou sendo solucionado pelos próprios alunos de forma flexível. Também colocas a contribuição teórica de Maturana em que a cooperação se faz necessário. Este é exatamente o propósito do blog.

Grande abraço, Anice.

Jane Elisabete Lamera disse...

Olá tutora Anice, refletir sobre o cotidiano em uma sala de aula nos faz pensar e também recorrer as teorias estudadas no PEAD. Que bom que consegui compreender esta proposta.
Um abraço
Jane

Anice - Tutora PEAD disse...

Com certeza, Jane!

Esta retomada nas aprendizagens é frequente.

Grande abraço, Anice.