terça-feira, 18 de maio de 2010

A importância do trabalho em grupo


Desde o começo deste ano organizei minha sala de aula de modo em que os alunos trabalhem em grupos de quatro alunos, sentados uns de frente para os outros compartilhando e fazendo trocas de saberes e também de objetos materiais. Alguns alunos trabalham muito bem desta forma e em qualquer grupo que são inseridos eles apresentam muita facilidade em relacionar-se e também em fazer trocas e compartilhar com os colegas, já por sua vez, outros alunos não conseguem de maneira alguma trabalhar desta forma, pois sempre arranjam problemas e apresentam muita dificuldade em colaborar e se submeter as ideias dos colegas. Já por outro lado fico muito feliz quando observo um outro grupo formado por quatro alunos todos estão na fase silábico-alfabética, ou seja , ainda não sabem ler e também escrevem pouco, mas são solidários uns com os outros em tudo. Os que sabem mais ajudam os que não sabem, trocam ideias, conversam sobre as atividades de aula e solucionam problemas utilizando estratégias próprias, eles cooperam uns com os outros e percebo um crescimento em suas aprendizagens. Todos neste grupo sentem-se muito bem, pois ninguém critica nem é criticado, todos estão aprendendendo e os erros fazem parte da aquisição de novos saberes. Como diz Piaget:

O self-government é, segundo esse autor, “um procedimento de educação social que tende, como todos os outros, a ensinar os indivíduos a sair de seu egocentrismo para colaborarem entre si e a se submeter a regras comuns.” (PIAGET, 1934/1998: 126)

É apenas no trabalho em grupo que essa construção é possível. A auto-regulação grupal surge da experiência com as atividades coletivas e no que se refere à educação moral “o self-government contribui para desenvolver ao mesmo tempo a personalidade do aluno e seu espírito de solidariedade.” (PIAGET, 1943/1998: 126)

Acredito nesta maneira de trabalhar com os alunos, por este motivo, vou continuar insistindo por mais que às vezes pareça que não vai dar certo .Já consigo ver resltados positivos não somente para o grupo citado acima, mas na conquista da troca entre os pares, na cooperação, na construção de regras para a realização das tarefas de aula e também no desenvolvimento do espírito de solidariedade que brota com as experiências vivenciadas, a partir dos trabalhos em grupo.




2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Jane:

Me chamou atenção esta questão dos aspectos positivos. É fundamental enxergarmos os progressos, mesmo pequenos, dos alunos. Eles não necessitam corresponder como "manda o figurino". Qualquer melhora deve ser observada e ressaltada.

Já virou clichê (e cada vez me convenço que os clichês dizem mesmo a verdade), mas "cada um tem seu ritmo" e temos que saber reconhecer e trabalhar da melhor forma.

Grande abraço, Anice.

Jane Elisabete Lamera disse...

Oi, Anice
O professor deve sempre estar atento para todas as situações e por vezes os pequenos progressos nos fazem ir em frente e investirmos mais e mais. Estou sempre observando os movimentos em sala de aula e notando os aspectos positivos e negativos de cada ação efetuada no sentido do ensino-aprendizaagem.
Um abraço
Jane