sábado, 3 de abril de 2010

Um grande desafio - dar sentido as aprendizagens dos alunos !!!


Após ler o comentário da tutora Anice me deparei com uma pergunta que me fez pensar muito sobre o assunto. Pela frente tenho um desafio, ou seja, o estágio e também uma turma de crianças pequenas em processo de alfabetização. Como farei para trabalhar com Arquiteturas Pedagógicas com eles? E fazer com que suas aprendizagens ganhem mais significado? Concluo que com a ajuda de meu(a) supervisor(a) poderei encontrar o melhor caminho para colocar em prática meu projeto de estágio; utilizando as TICS e abrindo uma nova perspectiva na maneira de ensinar, ou seja, trabalhando com Projeto de Aprendizagem(PA) que certamente trará para meus alunos aprendizagens significativas e repletas de novidades. Conversando informalmente com meus alunos descobri que eles gostam muito de utilizar o computador, seus sites preferidos são os de jogos, percebo diariamente que eles são bastante curiosos e sempre estão motivados para aprender algo novo e diferente, gostam de sair da rotina e sempre querem saber de algum assunto que ouvem em seu dia-a-dia ou ampliar seus conhecimentos. Na quarta-feira um de meus alunos queria escrever o nome do pintor Monet e não sabia como fazê-lo então me perguntou;
- Profe, como eu escrevo o nome do pintor Monet?
Eu disse:
- Como você pensa que se escreve?
Ele prontamente me mostrou no quadro sua hipótese.
Eu perguntei então:
- Onde você ouviu falar de Monet?
Ele disse:
- Quando eu estava no pré, minha professora contou a história dele e mostrou seus quadros e eu gostei muito, não esqueci e sei muitas coisas sobre Monet.
Eu comentei que isso era ótimo e que em breve também estudaríamos assuntos muitos interessantes como este.
Dar significado as aprendizagens fazer com que os alunos vivenciem, participem e também busquem pelo saber, este é meu grande desafio neste semestre, quero que meus pequenos alunos lembrem e sintam saudade destes momentos em sala de aula, e também possam comentar nos próximos anos o que aprenderam de verdade neste ano letivo de 2010
.

3 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Jane!

O computador parece ser uma ferramenta de interação e apropriação por parte dos alunos. Agora poderás aproveitar este recurso para trabalhar conceitos, ideias e questões de interesse deles, não é mesmo?

Grande abraço, Anice.

Jane Elisabete Lamera disse...

Com certeza tutora Anice, os computadores serão utilizados como uma ferramenta a mais para o desenvolvimento de novas aprendizagens, e também para aprimorar o que muitas vezes é visto em sala de aula.
Um abraço
Jane

Anice - Tutora PEAD disse...

Que bom o rápido retorno!

Bjs, Anice.