sábado, 24 de abril de 2010

Iniciando Arquitetura Pedagógica

Durante esta semana conversei muito com meus alunos para iniciar a Arquitetura Pedagógica que colocarei em prática em meu estágio, ou seja, Projetos de Aprendizagem. Fiquei observando o quanto eles gostam de fazer perguntas e como parecem sempre estar cheios de curiosidade e dúvidas a esclarecer, pois são ainda bem pequenos e não sentem vergonha de perguntar e tampouco ficam preocupados em serem censurados por seus questionamentos. Eles são mais receptivos e abertos a novas propostas, por este motivo sempre estão prontos a perguntar em busca de novos conhecimentos e informações. Esta mola propulsora que é a curiosidade e também os questionamentos(perguntas) fazem dos PAs ótimas ações pedagógicas, pois desenvolvem nos alunos a cooperação, autoria, espírito investigativo e escrita colaborativa. Como dizem Iris Elisabeth T. Costa e Beatriz C. Magdalena em seu texto Revisitando os Projetos de Aprendizagem, e, tempos de web 2.0
"Os Projetos de Aprendizagem(PA) fazem parte desse grupo de ações que se caracterizam por partirem da formulação de questões pelo autor do projeto, sujeito que vai construir conhecimento. São questões provenientes de sua história de vida, de seus interesses, seus valores e condições pessoais, que se desvelam quando são colocados em situações pedagogicamente planejadas, para se constituírem em um campo rico e desafiador da curiosidade dos mesmos."

Algumas perguntas feitas pelos alunos da turma 20B durante esta semana.

- Por que a cobra se enrola no corpo dos animais?
- Se tocar em uma borboleta a gente fica cego?
- Por que os peixes ficam sempre de olhos abertos?
- Por que o tatu tem o casco tão duro?
- Como as abelhas fazem o mel?
- Como apareceram os anéis de Saturno?
- Como é que aparecem os buracos negros?

3 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Jane:

De fato, há muita curiosidade por parte dos alunos e temos que explorar isto ao máximo.

Por trás de cada pergunta há uma crença, não é mesmo? Podemos explorar nesse caso, por exemplo, porque o aluno acha que se tocar em uma borboleta as pessoas ficam cegas. Daonde ele tirou? O que ele pensa a respeito? Muito interessante!

Grande abraço, Anice.

Jane Elisabete Lamera disse...

Olá tutora Anice, realmente podemos perceber que ao expor sua pergunta o aluno revela seus conhecimentos prévios o que ele sabe, já ouviu sobre o assunto. Foi muito interesante ouvir as perguntas de meus alunos, vou continuar incentivando para que cada vez eles tenham mais perguntas e vontade de esclarecê-las.
Um abraço
Jane

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Jane!

Com certeza... quanto mais a gente puder abrir para que eles possam pensar, melhor.

Grande abraço, Anice.