sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aulas prazerosas alunos felizes ...


Hoje levei minha turma de pequenos alunos ao laboratório de informática da escola para nossa primeira aula neste espaço. Quando contei para eles sobre nossa aula a vibração foi intensa todos queriam falar ao mesmo tempo e saber o que faríamos, foi um momento muito especial, pois vi nos olhos de meus alunos muita alegria e vontade de estar naquele ambiente. As novas tecnologias fazem parte da vida de nossos alunos isto é inegável, não dá para contestar e nós professores temos que entender e cada vez mais estarmos abertos ao novo papel que nos cabe, ou seja, já não somos os transmissores do saber aquele indivíduo que apenas repassa conhecimentos. O professor do século XXI tem um novo papel o de mediador e falicitador de aprendizagens, aquele que ensina mas também aprende, sabe sobre muitos assuntos, mas tem outros que desconhece e neste movimento de troca e cooperação o ensino e aprendizagem vão se desenvolvendo e gerando novos conhecimentos para ambas as partes. Aquele antigo modelo de professor(a) já não encontra mais espaço entre os alunos, pois esta geração que encontramos nas escola é ávida por saber, cheia de curiosidade, rápida como a velocidade das informações que recebe e também disposta a receber novos desafios a cada aula. Por este motivo é preciso que o professor reflita sobre sua prática pedagógica constantemente e aprenda a abrir mão dos velhos conceitos em prol de aulas mais prazerosas e alunos felizes. Com diz Maturana:

"Abrir-se à reflexão é um ato de sensibilidade, na medida em que a pessoa necessita, antes, despojar-se de seus saberes estabelecidos, abdicar das certezas que já construiu para, então, olhar-se e ponderar sobre isso". (Maturana e Rezepka, 2000)

4 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Jane:

Quando comentas este fragmento abaixo fiquei pensando se, nestas semanas, chegaste a repensar tua prática e em quais circunstância fizeste isto.

"Por este motivo é preciso que o professor reflita sobre sua prática pedagógica constantemente e aprenda a abrir mão dos velhos conceitos em prol de aulas mais prazerosas e alunos felizes"

Grande abraço, Anice.

Jane Elisabete Lamera disse...

Com certeza tenho repensado minha prática a cada dia, quando planejo uma aula fico imaginando se daquela maneira meus alunos vão aprender o que vai despertar neles, e quando coloco em prática fico observando o que deu certo e o que precisa ser modificado. Neste movimento de análise e reflexão creio que estou abrindo mão de velhos conceitos e a cada dia me esforçando para tornar os momentos em sala de aula cheios de significado.

Jane Elisabete Lamera disse...

Ah! Esqueci de mandar para ti tutora Anice um grande abraço. Obrigada pelos comentários que me fazem refletir e aprimorar minha escrita.
Jane

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Jane!

Obrigada!

Insisto nisso, porque é importante que tragas para cá essas questões reflexivas. Te ajudará também na escrita do TCC depois.

Grande abraço, Anice.