
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Conclusão do grupo 8

domingo, 9 de novembro de 2008
ESCOLA UM ESPAÇO DE TODOS
Direciona as ações da escola;
Parte da realidade que circunda a escola;
Reflete os ideais e anseios da comunidade escolar;
Político porque retrata as opções e escolhas de caminhos na formação do cidadão;
Pedagógico porque expressa atividades pedagógicas e didáticas;
Regimento Escolar:
Originário do Projeto Político Pedagógico;
Documento administrativo e normativo;
Fundamenta-se nos propósitos, princípios e diretrizes definidos pelo PPP;
Orienta professores e demais segmentos da escola;
Regula as atividades da escola, impõe limites, estabelece direitos e deveres;
Deve ser discutido e aprovado por toda comunidade escolar.
Concluindo ...
Tanto o Projeto Político Pedagógico quanto o Regimento Escolar devem expressar os desejos dos alunos,pais,professores comunidade e sociedade de forma geral. A escola, sendo um instituição social, deve proporcionar um espaço de construção democrática que vise instruir e formar cidadãos conscientes, participativos e atuantes na sociedade em que vivem.
Sendo assim, os documentos citados acima têm função de apontar o caminho para uma escola de igualdade e possibilidades.
domingo, 2 de novembro de 2008
PROJETO DE APRENDIZAGEM



segunda-feira, 20 de outubro de 2008
ESTATUTO DO IDOSO

sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Currículo norteador da escola
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Em Sala de Aula ...
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Grupo Um - Em busca de interação

sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Projeto de Aprendizagem !!!

domingo, 7 de setembro de 2008
Gestão Democrática
Enfim, creio que faço parte de uma comunidade escolar que está no caminho da gestão democrática, construindo coletivamente uma proposta participativa, plural, includente e democrática. Apesar de vivenciar todo este processo descrito e saber que grandes conquistas foram realizadas ao longo das décadas, ainda temos um longo caminho a percorrer no sentido de buscarmos a maior qualidade para o ensino público, onde cada professor, como eu, visa elevar o nível de aprendizagem dos alunos da rede. Penso que para resolução de tal problemática, políticas educacionais deveriam ser pensadas no sentido de propiciar aos professores, principalmente aos da rede pública estadual, carga horária para capacitação através de cursos de reciclagem, estudos adicionais e momentos para planejamento que não temos e julgo de suma importância para executar uma prática docente qualificada.
sábado, 30 de agosto de 2008
TEMPO

quinta-feira, 21 de agosto de 2008
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Expectativas !!!
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Redes de Aprendizagens
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Aprendendo sobre Pluralidade Cultural !!!


“Pela educação pode-se combater, no plano das atitudes, a discussão manifestada em gestos, comportamentos e palavras, que afasta e estigmatiza grupos sociais.” (PCN – Pluralidade Cultural, volume 10, página 52),
“Sem dúvida, pluralidade vive-se, ensina-se e aprende-se. É trabalho de construção, no qual o envolvimento de todos se dá pelo respeito e pela própria constatação de que, sem o outro, nada se sabe sobre ele, a não ser o que a própria imaginação fornece”. (PCN – Pluralidade Cultural, volume 10, página 57).
domingo, 15 de junho de 2008
Frações
Sou professora titular de uma 4ª série do Ensino Fundamental de oito anos. Meus alunos já chegam a esta série com alguns conhecimentos com relação a frações, mas sempre ao iniciar este conteúdo procuro usar materiais concretos para que eles lembrem o que já sabem e esclareçam prováveis dúvidas.
Procuro iniciar uma conversa com alguns questionamentos para entender os conhecimentos prévios que os alunos possuem do assunto,utilizando situações do cotidiano para melhor entendimento por parte dos docentes. Algumas da perguntas estão registradas abaixo:
- Trinta carros iniciaram uma corrida , mas após alguns problemas mecânicos só a metade chegou até ao final. Quantos carros terminaram a corrida?
- Um terço dos jogadores da Seleção Brasileira jogam no exterior? Quantos jogadores jogam fora do Brasil?
- Nosso Planeta visto do espaço poderia ser chamado de Planeta Água, pois três quartos da Terra é coberta por água. Como poderia fazer um desenho para representar a quantidade que a água ocupa em nosso Planeta?
- O tanque de combustível de um veículo tem capacidade para armazenar 60 litros de gasolina. Se o mostrador de gasolina marca 1/3 de tanque quantos litros de gasolina há no tanque?
Outro método bem interessante e que tem aprovação dos alunos, pois eles se divertem bastante é a confecção de tiras de frações.
Em uma folha de papel os alunos tem marcadas dez tiras retangulares do mesmo tamanho , que devem ser recortadas e pintadas conforme legenda.
A professora distribui outra folha com uma legenda que os alunos devem observar para a realização da atividade.
Ordem do exercício: Obeserve a legenda, pinte e divida as tiras
Legenda:
Tira inteira (Vermelho)
Divida a tira em duas parte iguais (Verde)
Divida a tira em quatro partes iguais (laranja)
Divida a tira em oito partes iguais (roxo)
Divida a tira em três partes iguais (rosa)
Divida a tira em seis partes iguais (preto)
Divida a tira em nove partes iguais (amarelo)
Divida a tira em cinco partes iguais (azul)
Divida a tira em dez partes iguais (marrom)
Divida a tira em sete partes iguais (verde claro)
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Leitura por todo lado
domingo, 1 de junho de 2008
ESPAÇO E FORMA


Trabalhando classificação com geometria
Esta atividade esta sendo elaborada visando ser aplicada com minha turma de 4ª série do ensino fundamental de oito anos. No momento tenho um estagiária em minha turma, mas assim que retornar para minha atividade docente aplicarei esta atividade.
Objetivos: Que os alunos sejam capazes de identificar e classificar figuras geométricas diversas.
Público Alvo: alunos da turma 41 E.E.E.F. General Daltro Filho
Procedimentos: Os alunos da turma serão levados para biblioteca da escola a fim de observarem livros com repreoduções de quadros de arte. Os livros serão escolhidos previamente pela professora com objetivo de proporcionar aos alunos contato com quadros de pintores que utilizem formas geométricas em suas obras.
Pintores escolhidos:
- Wassily Kandinsky
- Juan Miró
- Alfredo Volpi
- Hélio Oiticica
- Paul Klee
- Paul Cézane
- Piet Mondrian
- Luiz Sacilotto
Os alunos em grupos irão manusear e observar livros com reproduções de obras dos pintores citados acima. Logo após, a professora distribuirá uma folha com xerox com diversas formas geométricas. Os alunos deverão anotar o nome do pintor que o grupo mais gostou,e o título da pintura. Cada grupo deverá assinalar na folha xerocada as figuras geométricas que eles identificaram na pintura que foi escolhida.
Alguns questionamentos serão feitos para os alunos com relação as obras que eles elegeram como sendo suas preferidas.
- Foi fácil identificar figuras geométricas nas pinturas?
- Quais formas geométricas que mais apareceram?
- Os pintores usam sempre as mesmas formas geométricas?
- Façam uma listagem de todas figuras geométricas que foram utilizadas pelos pintores.
Para finalizar cada aluno receberá um folha de desenho tamanho A3 onde deverá fazer uma pintura inspirado em um dos pintores e utilizando formas geométricas espaciais e figuras geométricas.
Os trabalhos dos alunos serão expostos no saguão da escola, em espaço apropriado.
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Linha do Tempo
sábado, 24 de maio de 2008
Conhecendo o bairro !!
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Escola da PONTE

sexta-feira, 2 de maio de 2008
Nosso Palneta precisa de ajuda!!!



Assim como o equilíbrio do universo já citado era responsabilidade de seus habitantes e dependia totalmente de suas ações, nosso planeta também depende de nossas atitudes, da maneira como ocupamos seu espaço e de como administramos o meio-ambiente.
Fica evidente que se não possuirmos uma consciência do todo não é possível preservar o meio-ambiente e manter a sustentabilidade do planeta. É preciso que cada indivíduo esteja ciente de sua responsabilidade como habitante da Terra e que direcione suas ações a fim de garantir a sobrevivência do sistema.
Por exemplo, se pensarmos na coleta seletiva, a princípio, parece algo simples e sem grandes conseqüências, no entanto, quando uma pessoa opta por separar ou não seu lixo está optando também por poluir ou não o planeta com uma quantidade gigantesca de materiais ao longo de sua vida.
Se a ação individual neste caso pode ser um desastre para o meio-ambiente, o que podemos dizer se milhões de pessoas na face da Terra deixarem de separar seu lixo? Vê-se aí o impacto de ações individuais influenciando diretamente no equilíbrio de todo o universo (como mostrado no curta Balance).
Que possamos como educares que somos, formar em nossos alunos um consciência de que todas ações em prol do meio ambiente e de nosso Planeta devem ser realizadas em caráter de urgência, pois nosso universo está sendo destruído pouco a pouco. Vamos mostrar para nossos alunos a situação de nossa imensa Floresta Amazônica que a cada dia está sendo devastada, e por este motivo todo clima do Palneta está correndo perigo, cabe a nós professores abordarmos esse assunto incansávelmente !!
terça-feira, 22 de abril de 2008
Atividade prática para abordar questão do tempo !!
Gostaria de descrever rapidamente uma atividade que realizei com meus alunos há uma semana atrás mais precisamente no dia 07/04/2008, onde foi realizada em sala de aula uma exposição de objetos antigos que os alunos trouxeram de suas casas, da casa de parentes com a finalidade de compreender melhor o que seria século, década, milênio. No final de março estava conversando com os alunos da turma 41 sobre século, década e por mais que tentasse explicar percebi que muitos deles não conseguiam entender. Muitos questionamentos surgiram, século é muito antigo? Em que século nasci? E os meus pais? E quando falávamos em avós tudo ficava muito complicado, para as crianças tudo parece muito velho antigo. Então propus uma atividade que intitulei “ Túnel do Tempo”, sugeri que eles trouxessem de casa objetos antigos para que juntos nós pudéssemos pesquisar em que data foi fabricado, se fosse foto de que ano era e assim por diante. Os alunos mostraram-se muito engajados para esta atividade, e no dia seguinte da proposta minha mesa já estava repleta de objetos dos mais variados possíveis.
Moedas antigas, fotos, máquina de escrever, máquina fotográfica, relógio, cédulas antigas, documentos antigos, óculos, brinquedos, aparelhos de telefone, livros, instrumentos musicais, artigos esportivos enfim uma infinidade de coisas. Começamos então, catalogar todo este material, de que maneira? Lendo, observando datas, folheando as páginas dos livros para descobrir a data da edição, lendo as dedicatórias das fotos. Foi incrível, pois, os alunos ficaram envolvidos totalmente com esta atividade. Eles mesmos se organizaram e formaram bancas classificando os objetos como cédulas e moeda, fotos etc. A cada nova data todos ficavam surpresos, um aluno trouxe uma foto de seu tataravô datada de 1820, e uma aluna apresentou um relógio de sua avó que constava a data de 1874. Tudo foi examinado com cuidado os vestuários de cada época, o tamanho de um aparelho celular mudou em poucos anos, como alguém escrevia em uma máquina tão antiga que usava um rolo de fita. Após toda organização convidei minhas colegas e suas turmas para visitarem a exposição que foi um sucesso ! Foi uma experiência maravilhosa, muitas aprendizagens adquiridas e a certeza de que dá para propor aulas de Estudos Sociais motivadoras, interessantes com uma proposta investigativa.
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Onde há números em sua vida?

Logo em seguida o relógio mostra a cada minuto que não dá para despender muito tempo para trocar de roupa e tomar café, pois às 7:30 é hora de sair de casa rumo a escola onde dou aula na quarta-série e os números aparecem novamente indicando que devo entrar na primeira sala do primeiro andar para começar mais um dia com a turma 41 sob minha regência.E assim a manhã, vai passando e os números me acompanhando a cada novo período que termina, nas páginas dos livros utilizados em sala de aula, nos exercícos envolvendo as quatro operações, na hora de levar os alunos ao lanche ou liberá-los para o recreio. Ainda em sala de aula é hora de fazer a chamada e verificar quantos alunos vieram naquele dia e os que faltaram tudo envolto pelos números. E assim mais uma manhã se foi e a sirene da escola avisa que é hora de ir para casa 12:50Hs. Antes de chegar em casa ainda outras atividades que envolvem os números ainda terão de ser realizadas. Ir ao banco digitar a senha, clicar no menu com vários números e solicitar a operação desejada, conferir o saldo e retirar dinheiro e ainda estou as voltas com os números. Uma passada breve no supermercado para comprar alguma coisa que está faltando, conferir preços nas prateleiras chegar ao caixa e pagar os produtos e eles(os números) continuam a me acompanhar.
Enfim, em casa após 20 ou 25 minutos. E tarde está começando ...
Depois do almoço um breve descanso de alguns minutos, hora de fazer algumas ligações e o teclado de números do telefone me revela que sem os números seria bastante díficil a vida.É hora de abrir os e-mails e sempre tenho muitos para verificar em torno de 15 ou 20, às vezes este número é quadriplicado.
Estudar também tem hora marcada, então entrar no Rooda sem nunca permanecer por menos de duas horas. É hora de esperar meus filhos que estudam a tarde chegarem da escola então os ponteiros do relógio indicam que já está quase na hora, entre 17:30hs e 18:15hs, quando chega meu filho, o último a retornar para casa.
E assim o dia vai indo embora e os números estão por todo lugares de nosso dia-a-dia tudo o que vamos fazer precisamos deles. Na alimentação, higiene, convívio social, trabalho, saúde em tudo necessitamos utilizar os números.
Pensando bem os números estão de maneira tão presente em nosso cotidiano que não dá para imaginar nossa vida sem a presença deles, pois é uma linguagem, uma forma de expressão que o ser humano utiliza em todos os momentos de sua vida.
sábado, 12 de abril de 2008
Defesa Reflexão-Síntese
No dia 03 de janeiro de 2008 em uma quinta-feira ensolarada e quente, fui até o Pólo de Gravataí para defender minha Reflexão-Síntese juntamente com um grupo de colegas na presença da professora Cláudia Amaral, do tutor Renato e da tutora Prisla. Acostumada a ser avaliada através de provas escritas, a primeira dúvida surgiu em como conseguir falar de um semestre inteiro em dez minutos. Neste momento muitos pensamentos afloram, pois como revelar aprendizagens tão marcantes e cheias de riqueza em um pequeno espaço de tempo? Sendo assim, um dos conhecimentos adquiridos durante o semestre já começa a ser colocado em prática, ou seja, a capacidade de argumentar e mostrar senão tudo, mas algumas das atividades que fiz com meus alunos da turma 41 na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Daltro Filho no segundo semestre do ano de 2007 e que através de registros (evidências), pude colocar com clareza tudo o que aprendi no Pead como aluna.
Através da proposta da Reflexão-Síntese pude constatar que é possível reunir o que de mais significativo foi adquirido durante o semestre e assim demonstrar através de ações realizadas no cotidiano, no meu caso em sala de aula, tudo o que foi aprendido nas interdisciplinas propostas no Eixo 3.
Creio que em meu caso as dúvidas surgidas ao longo da construção da Relexão-Síntese foram exatamente por eu não estar acostumada a argumentar e demonstrar em forma de evidência a aquisição de algum tipo de aprendizagem. Acostumada a um velho modelo de avaliação, no qual o aluno deve simplesmente repetir o que lhe foi ensinado, onde suas vivências não são levadas em conta e seus conhecimentos prévios não fazem diferença, torna-se difícil adquirir e sintetizar aprendizagens sendo autor na construção de seu próprio conhecimento.
Gostaria de concluir tecendo minha consideração final no que diz respeito à enorme contribuição que o Pead tem proporcionado ao fazer com que cada aluno (a) do curso de Pedagogia a Distância tenha a oportunidade de construir seu conhecimento e colocá-lo em prática, respeitando as individualidades e potencialidades de cada um.
sexta-feira, 4 de abril de 2008
Passeio divertido e cheio de significados !!!






sábado, 29 de março de 2008
Classificação e Seriação

domingo, 23 de março de 2008
Aula Presencial
