Como desenvolver a noção de fração com seus alunos?
Sou professora titular de uma 4ª série do Ensino Fundamental de oito anos. Meus alunos já chegam a esta série com alguns conhecimentos com relação a frações, mas sempre ao iniciar este conteúdo procuro usar materiais concretos para que eles lembrem o que já sabem e esclareçam prováveis dúvidas.
Procuro iniciar uma conversa com alguns questionamentos para entender os conhecimentos prévios que os alunos possuem do assunto,utilizando situações do cotidiano para melhor entendimento por parte dos docentes. Algumas da perguntas estão registradas abaixo:
- Trinta carros iniciaram uma corrida , mas após alguns problemas mecânicos só a metade chegou até ao final. Quantos carros terminaram a corrida?
- Um terço dos jogadores da Seleção Brasileira jogam no exterior? Quantos jogadores jogam fora do Brasil?
- Nosso Planeta visto do espaço poderia ser chamado de Planeta Água, pois três quartos da Terra é coberta por água. Como poderia fazer um desenho para representar a quantidade que a água ocupa em nosso Planeta?
- O tanque de combustível de um veículo tem capacidade para armazenar 60 litros de gasolina. Se o mostrador de gasolina marca 1/3 de tanque quantos litros de gasolina há no tanque?
Outro método bem interessante e que tem aprovação dos alunos, pois eles se divertem bastante é a confecção de tiras de frações.
Em uma folha de papel os alunos tem marcadas dez tiras retangulares do mesmo tamanho , que devem ser recortadas e pintadas conforme legenda.
A professora distribui outra folha com uma legenda que os alunos devem observar para a realização da atividade.
Ordem do exercício: Obeserve a legenda, pinte e divida as tiras
Legenda:
Tira inteira (Vermelho)
Divida a tira em duas parte iguais (Verde)
Divida a tira em quatro partes iguais (laranja)
Divida a tira em oito partes iguais (roxo)
Divida a tira em três partes iguais (rosa)
Divida a tira em seis partes iguais (preto)
Divida a tira em nove partes iguais (amarelo)
Divida a tira em cinco partes iguais (azul)
Divida a tira em dez partes iguais (marrom)
Divida a tira em sete partes iguais (verde claro)
Sou professora titular de uma 4ª série do Ensino Fundamental de oito anos. Meus alunos já chegam a esta série com alguns conhecimentos com relação a frações, mas sempre ao iniciar este conteúdo procuro usar materiais concretos para que eles lembrem o que já sabem e esclareçam prováveis dúvidas.
Procuro iniciar uma conversa com alguns questionamentos para entender os conhecimentos prévios que os alunos possuem do assunto,utilizando situações do cotidiano para melhor entendimento por parte dos docentes. Algumas da perguntas estão registradas abaixo:
- Trinta carros iniciaram uma corrida , mas após alguns problemas mecânicos só a metade chegou até ao final. Quantos carros terminaram a corrida?
- Um terço dos jogadores da Seleção Brasileira jogam no exterior? Quantos jogadores jogam fora do Brasil?
- Nosso Planeta visto do espaço poderia ser chamado de Planeta Água, pois três quartos da Terra é coberta por água. Como poderia fazer um desenho para representar a quantidade que a água ocupa em nosso Planeta?
- O tanque de combustível de um veículo tem capacidade para armazenar 60 litros de gasolina. Se o mostrador de gasolina marca 1/3 de tanque quantos litros de gasolina há no tanque?
Outro método bem interessante e que tem aprovação dos alunos, pois eles se divertem bastante é a confecção de tiras de frações.
Em uma folha de papel os alunos tem marcadas dez tiras retangulares do mesmo tamanho , que devem ser recortadas e pintadas conforme legenda.
A professora distribui outra folha com uma legenda que os alunos devem observar para a realização da atividade.
Ordem do exercício: Obeserve a legenda, pinte e divida as tiras
Legenda:
Tira inteira (Vermelho)
Divida a tira em duas parte iguais (Verde)
Divida a tira em quatro partes iguais (laranja)
Divida a tira em oito partes iguais (roxo)
Divida a tira em três partes iguais (rosa)
Divida a tira em seis partes iguais (preto)
Divida a tira em nove partes iguais (amarelo)
Divida a tira em cinco partes iguais (azul)
Divida a tira em dez partes iguais (marrom)
Divida a tira em sete partes iguais (verde claro)
Um comentário:
Jóia! A atividade tem a discussão e um trabalho com material concreto. Ao final dela, dá para se retomar as perguntas e ver se existem inconsistências nas respostas. Dessa forma, é possível avaliar a atividade e os alunos, vendo se é necessário complementar com novas atividades de apoio. Legal!
Abraço
Postar um comentário