segunda-feira, 23 de junho de 2008

Aprendendo sobre Pluralidade Cultural !!!

Fazer com que os alunos percebam que existem outras culturas em nossa cidade e que sua influência foi de enorme importância para a formação de nosso estado. A escola é o espaço indicado para promover discussões e mudanças de comportamentos em relação a grupos sociais que ainda são discriminados e relegados ao total descaso. Através de práticas pedagógicas incisivas, os alunos poderão posicionar-se de forma crítica visando com que o educando passe a respeitar as contribuições, tradições e práticas culturais através da valorização dos índios que vivem em nossa cidade e também no estado do Rio Grande do Sul. Como aporte teórico tomei os Parâmetros Curriculares Nacionais –volume 10- sobre Pluralidade Cultural.
“Pela educação pode-se combater, no plano das atitudes, a discussão manifestada em gestos, comportamentos e palavras, que afasta e estigmatiza grupos sociais.” (PCN – Pluralidade Cultural, volume 10, página 52),
“Sem dúvida, pluralidade vive-se, ensina-se e aprende-se. É trabalho de construção, no qual o envolvimento de todos se dá pelo respeito e pela própria constatação de que, sem o outro, nada se sabe sobre ele, a não ser o que a própria imaginação fornece”. (PCN – Pluralidade Cultural, volume 10, página 57).

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