A primeira comparação que fiz ao começar a assistir ao curta foi a de relacionar a realidade daquele universo com o Planeta Terra na questão ambiental.
Assim como o equilíbrio do universo já citado era responsabilidade de seus habitantes e dependia totalmente de suas ações, nosso planeta também depende de nossas atitudes, da maneira como ocupamos seu espaço e de como administramos o meio-ambiente.
Fica evidente que se não possuirmos uma consciência do todo não é possível preservar o meio-ambiente e manter a sustentabilidade do planeta. É preciso que cada indivíduo esteja ciente de sua responsabilidade como habitante da Terra e que direcione suas ações a fim de garantir a sobrevivência do sistema.
Por exemplo, se pensarmos na coleta seletiva, a princípio, parece algo simples e sem grandes conseqüências, no entanto, quando uma pessoa opta por separar ou não seu lixo está optando também por poluir ou não o planeta com uma quantidade gigantesca de materiais ao longo de sua vida.
Se a ação individual neste caso pode ser um desastre para o meio-ambiente, o que podemos dizer se milhões de pessoas na face da Terra deixarem de separar seu lixo? Vê-se aí o impacto de ações individuais influenciando diretamente no equilíbrio de todo o universo (como mostrado no curta Balance).
Que possamos como educares que somos, formar em nossos alunos um consciência de que todas ações em prol do meio ambiente e de nosso Planeta devem ser realizadas em caráter de urgência, pois nosso universo está sendo destruído pouco a pouco. Vamos mostrar para nossos alunos a situação de nossa imensa Floresta Amazônica que a cada dia está sendo devastada, e por este motivo todo clima do Palneta está correndo perigo, cabe a nós professores abordarmos esse assunto incansávelmente !!
Assim como o equilíbrio do universo já citado era responsabilidade de seus habitantes e dependia totalmente de suas ações, nosso planeta também depende de nossas atitudes, da maneira como ocupamos seu espaço e de como administramos o meio-ambiente.
Fica evidente que se não possuirmos uma consciência do todo não é possível preservar o meio-ambiente e manter a sustentabilidade do planeta. É preciso que cada indivíduo esteja ciente de sua responsabilidade como habitante da Terra e que direcione suas ações a fim de garantir a sobrevivência do sistema.
Por exemplo, se pensarmos na coleta seletiva, a princípio, parece algo simples e sem grandes conseqüências, no entanto, quando uma pessoa opta por separar ou não seu lixo está optando também por poluir ou não o planeta com uma quantidade gigantesca de materiais ao longo de sua vida.
Se a ação individual neste caso pode ser um desastre para o meio-ambiente, o que podemos dizer se milhões de pessoas na face da Terra deixarem de separar seu lixo? Vê-se aí o impacto de ações individuais influenciando diretamente no equilíbrio de todo o universo (como mostrado no curta Balance).
Que possamos como educares que somos, formar em nossos alunos um consciência de que todas ações em prol do meio ambiente e de nosso Planeta devem ser realizadas em caráter de urgência, pois nosso universo está sendo destruído pouco a pouco. Vamos mostrar para nossos alunos a situação de nossa imensa Floresta Amazônica que a cada dia está sendo devastada, e por este motivo todo clima do Palneta está correndo perigo, cabe a nós professores abordarmos esse assunto incansávelmente !!
2 comentários:
Isso mesmo, Jane! Fazer trabalhos mais freqüentes com material reciclável, mostrar iniciativas de reaproveitamento, fazer a separação do lixo em todas as salas de aula e no pátio, mostrando o que é lixo seco e orgânico, fazer com eles uma cartilha para entregar no bairro onde se encontra a escola e sair um dia para distribuir em uma rua vai ajudá-los a se sentirem atuantes para melhorar a situação, ou seja, trazendo a idéia de cidadania.
Abraço
Concordo plenamente tutora Daisy, é através de ações concretas que formamos em nossos alunos um consciência ecológica. Gostei das sugestões vou aplicar em minha turma.Obrigada. Bjs
Postar um comentário