Ao final do Eixo3 recebemos a proposta de fazer uma Reflexão-Síntese para ser apresentada perante uma banca ao final do semestre. Ao ler a proposta da atividade em primeira instância, confesso que fiquei bastante preocupada, pois o que escreveria? Como colocaria em forma de síntese tantas aprendizagens que foram registradas ao longo do semestre? Após literalmente fazer uma reflexão, comecei perceber que a cada texto, atividade ou projeto realizado era possível retirar aprendizagens significativas e, porque não dizer, transformadoras para mim como professora e também como aluna do PEAD.
No dia 03 de janeiro de 2008 em uma quinta-feira ensolarada e quente, fui até o Pólo de Gravataí para defender minha Reflexão-Síntese juntamente com um grupo de colegas na presença da professora Cláudia Amaral, do tutor Renato e da tutora Prisla. Acostumada a ser avaliada através de provas escritas, a primeira dúvida surgiu em como conseguir falar de um semestre inteiro em dez minutos. Neste momento muitos pensamentos afloram, pois como revelar aprendizagens tão marcantes e cheias de riqueza em um pequeno espaço de tempo? Sendo assim, um dos conhecimentos adquiridos durante o semestre já começa a ser colocado em prática, ou seja, a capacidade de argumentar e mostrar senão tudo, mas algumas das atividades que fiz com meus alunos da turma 41 na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Daltro Filho no segundo semestre do ano de 2007 e que através de registros (evidências), pude colocar com clareza tudo o que aprendi no Pead como aluna.
Através da proposta da Reflexão-Síntese pude constatar que é possível reunir o que de mais significativo foi adquirido durante o semestre e assim demonstrar através de ações realizadas no cotidiano, no meu caso em sala de aula, tudo o que foi aprendido nas interdisciplinas propostas no Eixo 3.
Creio que em meu caso as dúvidas surgidas ao longo da construção da Relexão-Síntese foram exatamente por eu não estar acostumada a argumentar e demonstrar em forma de evidência a aquisição de algum tipo de aprendizagem. Acostumada a um velho modelo de avaliação, no qual o aluno deve simplesmente repetir o que lhe foi ensinado, onde suas vivências não são levadas em conta e seus conhecimentos prévios não fazem diferença, torna-se difícil adquirir e sintetizar aprendizagens sendo autor na construção de seu próprio conhecimento.
Gostaria de concluir tecendo minha consideração final no que diz respeito à enorme contribuição que o Pead tem proporcionado ao fazer com que cada aluno (a) do curso de Pedagogia a Distância tenha a oportunidade de construir seu conhecimento e colocá-lo em prática, respeitando as individualidades e potencialidades de cada um.
No dia 03 de janeiro de 2008 em uma quinta-feira ensolarada e quente, fui até o Pólo de Gravataí para defender minha Reflexão-Síntese juntamente com um grupo de colegas na presença da professora Cláudia Amaral, do tutor Renato e da tutora Prisla. Acostumada a ser avaliada através de provas escritas, a primeira dúvida surgiu em como conseguir falar de um semestre inteiro em dez minutos. Neste momento muitos pensamentos afloram, pois como revelar aprendizagens tão marcantes e cheias de riqueza em um pequeno espaço de tempo? Sendo assim, um dos conhecimentos adquiridos durante o semestre já começa a ser colocado em prática, ou seja, a capacidade de argumentar e mostrar senão tudo, mas algumas das atividades que fiz com meus alunos da turma 41 na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Daltro Filho no segundo semestre do ano de 2007 e que através de registros (evidências), pude colocar com clareza tudo o que aprendi no Pead como aluna.
Através da proposta da Reflexão-Síntese pude constatar que é possível reunir o que de mais significativo foi adquirido durante o semestre e assim demonstrar através de ações realizadas no cotidiano, no meu caso em sala de aula, tudo o que foi aprendido nas interdisciplinas propostas no Eixo 3.
Creio que em meu caso as dúvidas surgidas ao longo da construção da Relexão-Síntese foram exatamente por eu não estar acostumada a argumentar e demonstrar em forma de evidência a aquisição de algum tipo de aprendizagem. Acostumada a um velho modelo de avaliação, no qual o aluno deve simplesmente repetir o que lhe foi ensinado, onde suas vivências não são levadas em conta e seus conhecimentos prévios não fazem diferença, torna-se difícil adquirir e sintetizar aprendizagens sendo autor na construção de seu próprio conhecimento.
Gostaria de concluir tecendo minha consideração final no que diz respeito à enorme contribuição que o Pead tem proporcionado ao fazer com que cada aluno (a) do curso de Pedagogia a Distância tenha a oportunidade de construir seu conhecimento e colocá-lo em prática, respeitando as individualidades e potencialidades de cada um.
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