sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Revisitando Eixo IV

O Eixo IV trouxe muitas aprendizagens de real significado para minha trajetoria como aluna do PEAD, certamente ao revisitar o as atividades do Eixo IV foi sem duvida um momento muito prazeroso e significativo. Logo que iniciei a reler as atividades do primeiro semestre do ano de 2008 me deparei com uma atividade da interdisciplina Seminario Integrador IV que esta muito ligada com a proposta do meu TCC (Trabalho de Conclusao de Curso); estou me referindo a atividade de numero 5 intitulada "Trabalhando com Perguntas". A referida atividade teve como objetivo desenvolver a arte de fazer perguntas envolvendo alunos e professores, pois a proposta lancada pela interdisciplina era justamente para que as alunas do PEAD ja exercendo a docencia pudessem perceber a grande importancia de saber desafiar os alunos para que eles aprendessem a questionar sobre qualquer tipo de assunto. Agora ja no Eixo IX estou me dedicando a escrever meu TCC baseado em uma Arquitetura Pedagogica utilizando a metodologia dos Projetos de Aprendizagem, cujo desenvolvimento se da a partir de perguntas feitas pelos alunos; a partir de suas curiosidades e que acontece o surgimento de um PA. Esta atividade foi sem duvida uma preparacao para o desenvolvimento dos Projetos de aprendizagem e a partir dela tive uma maior compreensao sobre o sentido que tem as perguntas feitas pelos alunos no cotidiano escolar, como os questionamentos dos alunos revelam sua compreensao do mundo e tambem o papel do professor mediante as perguntas dos alunos, nao trata-se tao somente de responder as perguntas , mas sim desafiar cada vez mais os educandos e incentiva-los a partirem em busca das respostas porque atraves da investigacao e da curiosidade e que efetivamente acontecesse a aprendizagem. Ao ler o texto: Qual e a questao? as autoras expoem de maneira absolutamente pratica como os professores deveriam criar situacoes e ambientes apropriados para que os educandos pudessem contruir suas aprendizagens; a partir de suas curiosidades e interesses. Para ilustrar melhor meu pensamento cito um trecho do texto mencionado acima onde diz:



"Se tomassemos em consideracao as informacoes que ja temos sobre as criancas e nos mesmo em criar ambientes abertos a exploracoes e interacoes, onde os alunos pudessem alimentar seus interesses e curiosidades, efetuar escolhas e ter tempo necessario para experimentacoes. Ambientes onde ha "lugar" para atividades definidas pelo proprio aprendiz de modo que este possa sentir-se relativamente livre para construir e para reinventar, para receber e para responder a desafios, para manifestar seu mundo interior, um ambiente, ao mesmo tempo, acolhedor - que aceita ideias e erros - e desafiador, no sentido de provocar aprendizagem." (MAGDALENA e COSTA, 2003)




Referencia:

Internet em sala de aula: com a palavras os professores. Porto Alegre: Artemed, 2003

MAGDALENA, Beatriz C. e COSTA, Iris E. T.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Jane!

É importante essa retomada dos eixos anteriores, para refazer os conceitos, que só agora veio para ficar bem mais claro o significado para um profissional da Educação.

Obrigada por sua postagem!

Um carinhoso abraço,

Geny

Jane Elisabete Lamera disse...

Com certeza esta retomada esta sendo muito valiosa e util na escrita do TCC.
bjs
Jane