terça-feira, 12 de outubro de 2010

Revisitando Eixo V

O Eixo V de minha trajetória no curso de Pedagogia séries iniciais -modalidade a distância da UFRGS tornou-se uma marca muito importante, pois foi neste momento que entrei em contato pela primeira vez com o tema que seria no futuro o gerador de meu Trabalho de Conclusao de Curso (TCC). Foi no segundo semestre do ano de 2008 que a interdisciplina do Seminário Integrador V propos uma atividade inédita para todos os alunos do PEAD, ou seja, uma proposta inovadora em termos de construçao de conhecimento e busca por novas aprendizagens. A atividade 4 lançada com a proposta de que os alunos divididos em grupos por afinidade de assuntos elaborassem um Projeto de Aprendizagem. Muitos questionamentos surgiram entao:
- O que sao Projetos de Aprendizagem?
- Como se faz?
- O que fazer primeiro?
- O que sao duvidas provisorias e certezas temporárias?
- Qual a importancia da pergunta norteadora?
- Para que serve um Mapa conceitual? Como se faz?
Estas e muitas outras dúvidas permeavam nossas conversas a partir do lançamento da atividade. Em primeiro lugar o professor Silvestre pediu para que os alunos do PEAD elaborassem perguntas, muitas perguntas sobre qualquer assunto ou curiosidade. Desta forma, na aula presencial do dia 19/08/08 grupos foram formados e muitas perguntas emergiram por parte dos alunos. Foi criado um pbwiki(na época era assim que se chamava o ambiente virtual que abrigava os PAs) e la foram lancadas todos os questionamentos elencados pela turma de Gravatai, ao todo 175 perguntas com os mais variados assuntos. Logo apos, os alunos foram divididos em grupos por tema de interesse, fiquei no grupo de numero 1 que escolheu pesquisar sobre politicas educacionais, juntamente comigo as colegas: Ivete, Maria Magdalena, Marta Cruz, Rosali e Vera Prates. Foi meu primeiro contato com Projetos de Aprendizagem, pois nunca havia ouvido sequer falar de tal metodologia, as duvidas como ja mencionei eram varias, mas fomos interagindo, pesquisando, investigando e o PA foi ganhando forma. O Projeto de Aprendizagem foi desenvolvido ao longo do Eixo V, meu grupo pesquisou sobre "Ervas Medicinais", ou seja, como se poderia aliar um assunto de senso comum com educaçao e investigaçao científica onde a comunidade escolar pudesse ser envolvida e participar. Foi maravilhoso, tudo era novidade motivaçao e interesse; ate porque tudo partiu dos alunos o professor simplesmente facilitou nossas aprendizagens, desafiou através dos comentários e mediou nos momentos de incerteza. As trocas e interaçoes fizeram com que o grupo 1 conseguisse superar as barreiras quanto aos pontos de vista divergentes, a cooperaçao entre os componentes foi ponto decisivo para a concretizacao do Projeto aprendemos a trabalhar a distancia em momentos distintos exercendo autonomia e autoria. Muito tempo depois, apliquei com meu alunos do segundo ano a metodologia de Projetos de Aprendizagem em meu estágio curricular, que tornou-se base para meu TCC. Hoje estou escrevendo e relatando a experiência que vivenciei com meus pequenos alunos na construçao dos PAs em outra pesrpectiva, ou seja, com olhar de professora de alguém que desafiou, instigou e mediou muitas aprendizagens presenciou momentos de desafios e de conquistas, teve dúvidas e inseguranças, mas que principalmente aprendeu muito com este novo conceito de ensinar/aprender partindo do que o aluno quer saber e nao dando nada pronto ou elaborado, mas permitindo a busca e a investigaçao para a construçao efetiva de conhecimento. Como ja mencionei experimentei os dois lados, na visao de aluna no Eixo V e no papel de professora no Eixo VIII. Se pudesse definir estas aprendizagens em somente uma unica palavra eu diria DESAFIO ... um desafio muito prazeroso e inesquecível.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Jane!

Realmente o desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem foi de grande importância para a Formação dos Educadores.

(Obs.: dê uma olhada na tua digitação, acredito que o teu teclado não esteja configurado, pois não aparecem as pontuações e acentuações nas palavras).

Um carinhoso abraço,

Geny

Jane Elisabete Lamera disse...

Querida tutora Geny, realmente os PAs foram geradores de grandes e significativas aprendizagens.Quanto ao teclado realmente nao sai os acentos e a pontuacao necessaria, pois meu PC esta estragado e estou utilizando um notebook com telado configurado em ingles. Logo meu comoutador estara pronto e farei correcao daquilo que for necessario.
obrigada pelo comentario.
bjs
Jane