segunda-feira, 12 de outubro de 2009

E SEU NOME É JONAS

Como seria a história do menino Jonas nos dias de hoje? Com certeza seria uma história cheia de obstáculos e permeada de preconceitos, pois ser “diferente” não importa a época é sempre uma barreira na vida de pessoas como Jonas. Em nossa sociedade percebemos o quanto é complicado para que as pessoas aceitem e pensem naquelas que apresentam algum tipo de necessidade, pois nossa cultura é para aqueles que falam, ouvem, sabem locomover-se e não tem nenhum tipo de limitação mental ou física. Em se tratando de diagnóstico um menino como Jonas não precisaria passar três anos dentro de um hospital para que soubessem que ele não era um deficiente mental, pois hoje em dia desde o nascimento as crianças passam por exames que são capazes de detectar qualquer tipo de doença; e no caso do menino, a surdez teria sido prematuramente descoberta. Socialmente em nossos dias os surdos têm uma vida bastante ativa e sua participação em todos os segmentos da sociedade é notória, Jonas nos dias de hoje teria mais acesso a educação e sua família teria maior apoio em termos de informação e o menino não passaria por tantos traumas e tristezas, pois sua mãe conseguiria compreendê-lo melhor e desta forma a comunicação entre eles seria estabelecida desde quando Jonas era bem pequeno. Existem muitos Jonas pelo mundo afora e a história dele com certeza tem se repetido inúmeras vezes por falta de informação, solidariedade e respeito às diferenças. Cabe a cada um nós fazermos com que a verdadeira inclusão aconteça desta forma estaremos dizendo não a pior das mazelas da sociedade o preconceito.

5 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Jane:

Esse filme retrata a insensibilidade e falta de conhecimento de muitos. Ainda hoje temos pessoas como as do filme.

Temos que divulgar a cultura dos surdos para que as pessoas tenham conhecimento sobre suas questões, pois somente assim deixarão de ter preconceitos.

Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Jane:

É sempre bom ver tuas contribuições aqui no blog. Estamos sentindo falta e aguardando novas postagens.

Abraço, Anice.

Jane Elisabete Lamera disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jane Elisabete Lamera disse...

Tutora Anice, tudo bem? Fiquei alguns dias sem postar em meu Blog, pois estava com muitas atividades(trabalho,Pead, filhos, marido,passarinhos ....) sabe como é muita correria e pouco tempo. Prometo que vou correr atrás do tempo perdido e fazer muitas postagens. Um abração.
Obs: È sempre muito estimulante ler teus comentários em minhas postagens

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Jane!!!

Que bom saber.

Grande abraço, Anice.