Para que estes jovens e adultos não sintam-se fora de sintonia com o fazer da escola é preciso adequar currículos e métodos de ensino, partindo assim das experiências e histórias de cada um para uma aprendizagem significativa e associada as suas realidades cotidianas, pois todos tem condições de aprender e cognitivamente como nos diz Palácios (1995, p.312) “ as pessoas humanas mantêm um bom nível de competência cognitiva até uma idade avançada (desde logo, acima do 75 anos) “. Por tratar-se de um público específico homogêneo em relação à idade e falta de acesso a escola e heterogêneo quanto à diversidade de histórias, vivências os alunos da EJA precisam ser visto pelos professores de maneira peculiar, lançando um olhar diferenciado no que diz respeito ao aproveitamento das relações com o mundo que estes alunos possuem; trazendo toda esta riqueza para dentro da sala de aula revertendo assim em ricas e frutíferas aprendizagens, partindo da identidade de cada um e de seus conhecimentos prévios suas visões e leituras de mundo fazendo uma ligação entre os conteúdos escolares e a vida dos estudantes. “ O adulto está inserido no mundo do trabalho e das relações interpessoais de um modo diferente daquele da criança e do adolescente.Traz consigo uma história mais longa(e provavelmente mais complexa)de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas.” (Oliveira)
Fazer com que Jovens e Adultos superem o desafio de adentrarem na escola após longos anos sem estudar não é tarefa fácil, pois se a proposta pedagógica que for oferecida não resgatar nestes cidadãos suas identidades como seres humanos, estimular sua participação efetiva n sociedade e fazê-los compreender a importância e utilidade da educação em suas vidas; certamente muitos irão evadir novamente da instituição escolar. Citando Oliveira, “ A escola voltada à educação de jovens e adultos, portanto, é ao mesmo tempo um local de confronto de culturas"
Fazer com que Jovens e Adultos superem o desafio de adentrarem na escola após longos anos sem estudar não é tarefa fácil, pois se a proposta pedagógica que for oferecida não resgatar nestes cidadãos suas identidades como seres humanos, estimular sua participação efetiva n sociedade e fazê-los compreender a importância e utilidade da educação em suas vidas; certamente muitos irão evadir novamente da instituição escolar. Citando Oliveira, “ A escola voltada à educação de jovens e adultos, portanto, é ao mesmo tempo um local de confronto de culturas"
Um comentário:
Olá, Jane:
Concordo que ao entender o entorno o professor se tornará mais próximo e empático de seus alunos fazendo com que haja maior motivação e aprendizagem por parte destes.
Abraço, Anice.
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