Trabalhar com temas geradores é contextualizar as aprendizagens de maneira efetiva, pois de nada adianta ensinar para os educandos conteúdos previamente classificados em uma lista enorme de assuntos que nada dizem e não acrescentam nada na vida dos alunos. Tomo como exemplo a célebre frase encontrada nas velhas cartilhas para alfabetizar que dizia: “Eva viu a uva”, Quem era esta mulher, porque se chamava Eva? Onde ela morava? Será que gostava de uva? Onde ela via esta uva? Estas são algumas das perguntas que posso imaginar serem feitas por milhares de alunos, senão milhões que um dia leram esta afirmação. Será que as crianças que entraram em contato com esta frase algum dia estiveram interessadas em aprender sobre uma mulher chamada Eva? E sobre uvas, eles também estariam interessados? Falando agora de minha prática docente, sempre percebi que todos aqueles assuntos que eram de interesse dos alunos eles sempre aprendiam melhor de maneira mais rápida e não esqueciam com o passar do tempo, pois eram significativos. Temas geradores surgem através do diálogo entre professor e aluno, nascem de uma curiosidade, necessidade ou vontade de aprender sobre determinado assunto; produzem conhecimento, novas experiências e trocas insubstituíveis entre professores e educandos em um movimento de práxis-teoria-práxis.
3 comentários:
Olá, Jane:
Com certeza... a aprendizagem tem que fazer sentido ou no mínimo estar inserida no contexto em que os alunos vivem. Caso não esteja, ao menos, deve haver uma ligação de um conteúdo com o universo do qual estão familiarizados.
Grande abraço, Anice.
Tudo aquilo que tem significado para nós conseguimos aprender melhor e não nos esquecemos. Aprendizagem significativa é aquela em que o aluno vê sentido e estabelece uma ligação com suas estruturas já existentes.
Bj
Jane
Exatamente, Jane.
Abraço, Anice.
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