Através das dúvidas e interesses do aluno é que surge um Projeto de Aprendizagem(PA), este tipo de trabalho exige maior interação entre professor e aluno, visto que na construção do projeto o professor passa a ser o mediador, aquele que conduz o aprendiz na busca de novos conhecimentos. A curiosidade e a busca por novas experiências leva o aluno a tentativas de esclarecer suas dúvidas e confirmar suas certezas, o que por sua vez pode levá-lo a obter outras indagações e colocar em xeque suas certezas; sendo assim novos conhecimentos irão surgir. Nesta busca o aluno passa a ser sujeito e autor de suas aprendizagens, quebrando desta forma com velhos paradigmas educacionais, onde o professor era supostamente detentor de todo saber e o aluno apenas aquele que recebia conhecimento já pronto. Outro ponto de suma importância quando fala-se em Projeto de Aprendizagem é a participação dos alunos de forma colaborativa, ou seja, cada docente deve aprender a respeitar idéias, contribuir de forma efetiva na construção do projeto e administrar conflitos que supostamente aparecerem ao longo da construção do PA. Trabalhar com Projeto de Aprendizagem é uma nova maneira de ensinar e aprender, onde é permitido ao aluno questionar, verificar dúvidas e certezas, analisar, concluir, pesquisar assuntos de seu próprio interesse obtendo assim experiências significativas para sua vida e adquirindo inúmeros conhecimentos.
Um comentário:
Olá, Jane! Seria interessante complementar a postagem com algo ligado a tua prática. Pensas em fazer um P.A na tua sala de aula? Como lá seria? Quais aprendizagens tivestes com teu P.A que pensas em utilizar para tua prática? Abraço, Anice.
Postar um comentário