sexta-feira, 18 de setembro de 2009

APRENDER COM OS OUTROS

Aprender é um processo muito significativo na vida do ser humano, pois demanda um ação em busca do conhecimento. Aprender com os outros significa compartilhar e descentrar, ou seja, sair do centro e se colocar no lugar do outro. Quando recebemos a proposta de em grupos realizarmos um Projeto de Aprendizagem percebi que o descentrar é o principal fundamento para que o trabalho possa ser efetivamente bem sucedido, pois é um exercício bem difícil dentro de uma proposta de trabalho em grupo a distância conseguir compartilhar idéias, saber ouvir e respeitar a posição do outro. Esta dificuldade é real, pois se cada um no grupo resolver tomar suas próprias atitudes e não trocar com os colegas certamente este trabalho (PA) não chegará a ter êxito. Por este motivo, é tão difícil para as crianças abrirem mão de suas idéias e compartilharem, pois segundo Piaget(1994, p.19) o período da anomia, ou ausência de regras é um momento egocêntrico, no qual as crianças, mesmo acompanhadas, jogam sozinhas, cada uma para si, sem se ocuparem umas das outras. Todos os dias dentro de uma escola percebe-se que a falta da construção das regras morais impedem os alunos de cooperarem entre si. E mais uma vez posso compreender, que os estudos de Piaget embora não fossem direcionados para área educacional, nos remetem a conhecer o universo da criança e suas construções afetivas e cognitivas.

Um comentário:

Ni disse...

Olá, Jane! Infelizmente não é regra que a questão cronológica venha necessariamente junto com a heteronomia, pois há adultos com dificuldade de trocar, de abdicar, de se colocar no lugar dos demais, enfim, de ter empatia com o outro. Abraço, Anice.