Luiz Sacilotto
Kandinsky
Espaço e Forma
Trabalhando classificação com geometria
Esta atividade esta sendo elaborada visando ser aplicada com minha turma de 4ª série do ensino fundamental de oito anos. No momento tenho um estagiária em minha turma, mas assim que retornar para minha atividade docente aplicarei esta atividade.
Objetivos: Que os alunos sejam capazes de identificar e classificar figuras geométricas diversas.
Público Alvo: alunos da turma 41 E.E.E.F. General Daltro Filho
Procedimentos: Os alunos da turma serão levados para biblioteca da escola a fim de observarem livros com repreoduções de quadros de arte. Os livros serão escolhidos previamente pela professora com objetivo de proporcionar aos alunos contato com quadros de pintores que utilizem formas geométricas em suas obras.
Pintores escolhidos:
- Wassily Kandinsky
- Juan Miró
- Alfredo Volpi
- Hélio Oiticica
- Paul Klee
- Paul Cézane
- Piet Mondrian
- Luiz Sacilotto
Os alunos em grupos irão manusear e observar livros com reproduções de obras dos pintores citados acima. Logo após, a professora distribuirá uma folha com xerox com diversas formas geométricas. Os alunos deverão anotar o nome do pintor que o grupo mais gostou,e o título da pintura. Cada grupo deverá assinalar na folha xerocada as figuras geométricas que eles identificaram na pintura que foi escolhida.
Alguns questionamentos serão feitos para os alunos com relação as obras que eles elegeram como sendo suas preferidas.
- Foi fácil identificar figuras geométricas nas pinturas?
- Quais formas geométricas que mais apareceram?
- Os pintores usam sempre as mesmas formas geométricas?
- Façam uma listagem de todas figuras geométricas que foram utilizadas pelos pintores.
Para finalizar cada aluno receberá um folha de desenho tamanho A3 onde deverá fazer uma pintura inspirado em um dos pintores e utilizando formas geométricas espaciais e figuras geométricas.
Os trabalhos dos alunos serão expostos no saguão da escola, em espaço apropriado.
Trabalhando classificação com geometria
Esta atividade esta sendo elaborada visando ser aplicada com minha turma de 4ª série do ensino fundamental de oito anos. No momento tenho um estagiária em minha turma, mas assim que retornar para minha atividade docente aplicarei esta atividade.
Objetivos: Que os alunos sejam capazes de identificar e classificar figuras geométricas diversas.
Público Alvo: alunos da turma 41 E.E.E.F. General Daltro Filho
Procedimentos: Os alunos da turma serão levados para biblioteca da escola a fim de observarem livros com repreoduções de quadros de arte. Os livros serão escolhidos previamente pela professora com objetivo de proporcionar aos alunos contato com quadros de pintores que utilizem formas geométricas em suas obras.
Pintores escolhidos:
- Wassily Kandinsky
- Juan Miró
- Alfredo Volpi
- Hélio Oiticica
- Paul Klee
- Paul Cézane
- Piet Mondrian
- Luiz Sacilotto
Os alunos em grupos irão manusear e observar livros com reproduções de obras dos pintores citados acima. Logo após, a professora distribuirá uma folha com xerox com diversas formas geométricas. Os alunos deverão anotar o nome do pintor que o grupo mais gostou,e o título da pintura. Cada grupo deverá assinalar na folha xerocada as figuras geométricas que eles identificaram na pintura que foi escolhida.
Alguns questionamentos serão feitos para os alunos com relação as obras que eles elegeram como sendo suas preferidas.
- Foi fácil identificar figuras geométricas nas pinturas?
- Quais formas geométricas que mais apareceram?
- Os pintores usam sempre as mesmas formas geométricas?
- Façam uma listagem de todas figuras geométricas que foram utilizadas pelos pintores.
Para finalizar cada aluno receberá um folha de desenho tamanho A3 onde deverá fazer uma pintura inspirado em um dos pintores e utilizando formas geométricas espaciais e figuras geométricas.
Os trabalhos dos alunos serão expostos no saguão da escola, em espaço apropriado.
Um comentário:
Jóia! É legal ir anotando os comentários deles ao longo da atividade, porque pode sair daí um projeto legal. Dá para complementar com uma pesquisa na Internet, se a escola tiver computador, para conhecer mais sobre cada pintor, em que época viveu, porque pintava dessa forma, conectando com Estudos Sociais. Ainda é possível ligar à Ciências e ver que materiais eles usavam, de que são compostos, etc. Dá um belo trabalho interdisciplinar mesmo.
Abraços
Postar um comentário