Como professora de uma turma de quarta série na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Daltro Filho tenho oportunizado para meus alunos situações para que eles possam vivenciar através de documentos, fotos, objetos antigos as diferentes épocas e como li em um trecho do texto proposto “trabalhar com a idéia de mudança/permanência de uma forma mais concreta e evidente ....”
Gostaria de descrever rapidamente uma atividade que realizei com meus alunos há uma semana atrás mais precisamente no dia 07/04/2008, onde foi realizada em sala de aula uma exposição de objetos antigos que os alunos trouxeram de suas casas, da casa de parentes com a finalidade de compreender melhor o que seria século, década, milênio. No final de março estava conversando com os alunos da turma 41 sobre século, década e por mais que tentasse explicar percebi que muitos deles não conseguiam entender. Muitos questionamentos surgiram, século é muito antigo? Em que século nasci? E os meus pais? E quando falávamos em avós tudo ficava muito complicado, para as crianças tudo parece muito velho antigo. Então propus uma atividade que intitulei “ Túnel do Tempo”, sugeri que eles trouxessem de casa objetos antigos para que juntos nós pudéssemos pesquisar em que data foi fabricado, se fosse foto de que ano era e assim por diante. Os alunos mostraram-se muito engajados para esta atividade, e no dia seguinte da proposta minha mesa já estava repleta de objetos dos mais variados possíveis.
Moedas antigas, fotos, máquina de escrever, máquina fotográfica, relógio, cédulas antigas, documentos antigos, óculos, brinquedos, aparelhos de telefone, livros, instrumentos musicais, artigos esportivos enfim uma infinidade de coisas. Começamos então, catalogar todo este material, de que maneira? Lendo, observando datas, folheando as páginas dos livros para descobrir a data da edição, lendo as dedicatórias das fotos. Foi incrível, pois, os alunos ficaram envolvidos totalmente com esta atividade. Eles mesmos se organizaram e formaram bancas classificando os objetos como cédulas e moeda, fotos etc. A cada nova data todos ficavam surpresos, um aluno trouxe uma foto de seu tataravô datada de 1820, e uma aluna apresentou um relógio de sua avó que constava a data de 1874. Tudo foi examinado com cuidado os vestuários de cada época, o tamanho de um aparelho celular mudou em poucos anos, como alguém escrevia em uma máquina tão antiga que usava um rolo de fita. Após toda organização convidei minhas colegas e suas turmas para visitarem a exposição que foi um sucesso ! Foi uma experiência maravilhosa, muitas aprendizagens adquiridas e a certeza de que dá para propor aulas de Estudos Sociais motivadoras, interessantes com uma proposta investigativa.
Gostaria de descrever rapidamente uma atividade que realizei com meus alunos há uma semana atrás mais precisamente no dia 07/04/2008, onde foi realizada em sala de aula uma exposição de objetos antigos que os alunos trouxeram de suas casas, da casa de parentes com a finalidade de compreender melhor o que seria século, década, milênio. No final de março estava conversando com os alunos da turma 41 sobre século, década e por mais que tentasse explicar percebi que muitos deles não conseguiam entender. Muitos questionamentos surgiram, século é muito antigo? Em que século nasci? E os meus pais? E quando falávamos em avós tudo ficava muito complicado, para as crianças tudo parece muito velho antigo. Então propus uma atividade que intitulei “ Túnel do Tempo”, sugeri que eles trouxessem de casa objetos antigos para que juntos nós pudéssemos pesquisar em que data foi fabricado, se fosse foto de que ano era e assim por diante. Os alunos mostraram-se muito engajados para esta atividade, e no dia seguinte da proposta minha mesa já estava repleta de objetos dos mais variados possíveis.
Moedas antigas, fotos, máquina de escrever, máquina fotográfica, relógio, cédulas antigas, documentos antigos, óculos, brinquedos, aparelhos de telefone, livros, instrumentos musicais, artigos esportivos enfim uma infinidade de coisas. Começamos então, catalogar todo este material, de que maneira? Lendo, observando datas, folheando as páginas dos livros para descobrir a data da edição, lendo as dedicatórias das fotos. Foi incrível, pois, os alunos ficaram envolvidos totalmente com esta atividade. Eles mesmos se organizaram e formaram bancas classificando os objetos como cédulas e moeda, fotos etc. A cada nova data todos ficavam surpresos, um aluno trouxe uma foto de seu tataravô datada de 1820, e uma aluna apresentou um relógio de sua avó que constava a data de 1874. Tudo foi examinado com cuidado os vestuários de cada época, o tamanho de um aparelho celular mudou em poucos anos, como alguém escrevia em uma máquina tão antiga que usava um rolo de fita. Após toda organização convidei minhas colegas e suas turmas para visitarem a exposição que foi um sucesso ! Foi uma experiência maravilhosa, muitas aprendizagens adquiridas e a certeza de que dá para propor aulas de Estudos Sociais motivadoras, interessantes com uma proposta investigativa.
Trecho retirado da atividade 1 da interdisciplina Representação do mundo pelos Estudos Sociais.
Atividade na íntegra está postada no webfólio do ambiente virtual Rooda.
2 comentários:
Muito bom, Jane! Isso dá um belo projeto. Não deixe de colocar no papel. E você percebe que está trabalhando interdisciplinarmente, porque está trabalhando a história, ao mesmo tempo que a matemárica com os séculos e também a classificação, mas também com temas transversais, tais como a identidade, a família, as tecnologias (processo histórico delas). Excelente!
Aguardo novidades sobre esse seu projeto. ;-)
Abraço
Tutora Daisy,esta atividade vai ter continuidade com a turma 41 e sempre que houver novidades com certeza serão publicadas neste espaço. Obrigada pelo comentário e com certeza as aprendizagens foram em todas as disciplinas.
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