segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Refletindo !!!

A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.”
Jean Piaget

Ao iniciar esta reflexão me reporto a esta frase de muito significado em minha trajetória como aluna do PEAD, pois ao longo desta trajetória que já duram aproximadamente nove semestres é que através da educação sinto minha prática pedagógica modificada e através dela meus alunos tem tido aulas melhores, melhor qualidade no ensino e momentos prazeroso de aprendizagens ricas e significativas. Através da educação fornecida pelo curso de Pedagogia da UFRGS minha sala de aula foi impactada, a unidade escolar conheceu projetos inéditos e inovadores (Projetos de Aprendizagem) as TICS foram inseridas junto a minha turma abrindo caminho e despertando desejo em outros colegas professores. A turma 20B da qual sou professora titular tem o maior número de acessos ao laboratório de informática de toda escola são muitos exemplos e evidências que poderia citar nesta postagem da importância e do impacto que a educação tem realizado em minha prática docente, por este motivo esta reflexão visa dar uma pequena amostra de como é possível transformar, criar e inventar um novo jeito de oferecer educação pública com qualidade.

Revisitando Eixo VI

Revistar o Eixo VI foi sem dúvida encontrar uma atividade que remete ao atual momento que estou vivenciando na construção de meu TCC. A interdisciplina de Filosofia da Educação propôs um atividade que fazia com que os alunos pudessem entrar em contato com o significado de argumento e premissa, para que nós pudéssemos desenvolver e aprimorar nossa escrita no que diz respeito a mostrar através de argumentos consistentes nossas aprendizagens.
Nesta fase de escrita do TCC nada é mais útil do que voltar para esta atividade e reler sobre argumento e premissa, pois é justamente agora que precisamos demonstrar através de argumentos sólidos e embasados o que realmente aprendemos ao longo de oito semestres no curso de Pedagogia EAD. Esta foi mais uma interdisciplina que colaborou e instrumentalizou minha jornada como aluna do PEAD, pois me colocou em contato com textos e atividades que desenvolveram minha capacidade de autoria e argumentação.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR !!!

Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens

[red][b]Mande mais imagens pelo site www.mensagenseimagens.com.br[/b][/red]

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Revisitando Eixo V

O Eixo V de minha trajetória no curso de Pedagogia séries iniciais -modalidade a distância da UFRGS tornou-se uma marca muito importante, pois foi neste momento que entrei em contato pela primeira vez com o tema que seria no futuro o gerador de meu Trabalho de Conclusao de Curso (TCC). Foi no segundo semestre do ano de 2008 que a interdisciplina do Seminário Integrador V propos uma atividade inédita para todos os alunos do PEAD, ou seja, uma proposta inovadora em termos de construçao de conhecimento e busca por novas aprendizagens. A atividade 4 lançada com a proposta de que os alunos divididos em grupos por afinidade de assuntos elaborassem um Projeto de Aprendizagem. Muitos questionamentos surgiram entao:
- O que sao Projetos de Aprendizagem?
- Como se faz?
- O que fazer primeiro?
- O que sao duvidas provisorias e certezas temporárias?
- Qual a importancia da pergunta norteadora?
- Para que serve um Mapa conceitual? Como se faz?
Estas e muitas outras dúvidas permeavam nossas conversas a partir do lançamento da atividade. Em primeiro lugar o professor Silvestre pediu para que os alunos do PEAD elaborassem perguntas, muitas perguntas sobre qualquer assunto ou curiosidade. Desta forma, na aula presencial do dia 19/08/08 grupos foram formados e muitas perguntas emergiram por parte dos alunos. Foi criado um pbwiki(na época era assim que se chamava o ambiente virtual que abrigava os PAs) e la foram lancadas todos os questionamentos elencados pela turma de Gravatai, ao todo 175 perguntas com os mais variados assuntos. Logo apos, os alunos foram divididos em grupos por tema de interesse, fiquei no grupo de numero 1 que escolheu pesquisar sobre politicas educacionais, juntamente comigo as colegas: Ivete, Maria Magdalena, Marta Cruz, Rosali e Vera Prates. Foi meu primeiro contato com Projetos de Aprendizagem, pois nunca havia ouvido sequer falar de tal metodologia, as duvidas como ja mencionei eram varias, mas fomos interagindo, pesquisando, investigando e o PA foi ganhando forma. O Projeto de Aprendizagem foi desenvolvido ao longo do Eixo V, meu grupo pesquisou sobre "Ervas Medicinais", ou seja, como se poderia aliar um assunto de senso comum com educaçao e investigaçao científica onde a comunidade escolar pudesse ser envolvida e participar. Foi maravilhoso, tudo era novidade motivaçao e interesse; ate porque tudo partiu dos alunos o professor simplesmente facilitou nossas aprendizagens, desafiou através dos comentários e mediou nos momentos de incerteza. As trocas e interaçoes fizeram com que o grupo 1 conseguisse superar as barreiras quanto aos pontos de vista divergentes, a cooperaçao entre os componentes foi ponto decisivo para a concretizacao do Projeto aprendemos a trabalhar a distancia em momentos distintos exercendo autonomia e autoria. Muito tempo depois, apliquei com meu alunos do segundo ano a metodologia de Projetos de Aprendizagem em meu estágio curricular, que tornou-se base para meu TCC. Hoje estou escrevendo e relatando a experiência que vivenciei com meus pequenos alunos na construçao dos PAs em outra pesrpectiva, ou seja, com olhar de professora de alguém que desafiou, instigou e mediou muitas aprendizagens presenciou momentos de desafios e de conquistas, teve dúvidas e inseguranças, mas que principalmente aprendeu muito com este novo conceito de ensinar/aprender partindo do que o aluno quer saber e nao dando nada pronto ou elaborado, mas permitindo a busca e a investigaçao para a construçao efetiva de conhecimento. Como ja mencionei experimentei os dois lados, na visao de aluna no Eixo V e no papel de professora no Eixo VIII. Se pudesse definir estas aprendizagens em somente uma unica palavra eu diria DESAFIO ... um desafio muito prazeroso e inesquecível.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Revisitando Eixo IV

O Eixo IV trouxe muitas aprendizagens de real significado para minha trajetoria como aluna do PEAD, certamente ao revisitar o as atividades do Eixo IV foi sem duvida um momento muito prazeroso e significativo. Logo que iniciei a reler as atividades do primeiro semestre do ano de 2008 me deparei com uma atividade da interdisciplina Seminario Integrador IV que esta muito ligada com a proposta do meu TCC (Trabalho de Conclusao de Curso); estou me referindo a atividade de numero 5 intitulada "Trabalhando com Perguntas". A referida atividade teve como objetivo desenvolver a arte de fazer perguntas envolvendo alunos e professores, pois a proposta lancada pela interdisciplina era justamente para que as alunas do PEAD ja exercendo a docencia pudessem perceber a grande importancia de saber desafiar os alunos para que eles aprendessem a questionar sobre qualquer tipo de assunto. Agora ja no Eixo IX estou me dedicando a escrever meu TCC baseado em uma Arquitetura Pedagogica utilizando a metodologia dos Projetos de Aprendizagem, cujo desenvolvimento se da a partir de perguntas feitas pelos alunos; a partir de suas curiosidades e que acontece o surgimento de um PA. Esta atividade foi sem duvida uma preparacao para o desenvolvimento dos Projetos de aprendizagem e a partir dela tive uma maior compreensao sobre o sentido que tem as perguntas feitas pelos alunos no cotidiano escolar, como os questionamentos dos alunos revelam sua compreensao do mundo e tambem o papel do professor mediante as perguntas dos alunos, nao trata-se tao somente de responder as perguntas , mas sim desafiar cada vez mais os educandos e incentiva-los a partirem em busca das respostas porque atraves da investigacao e da curiosidade e que efetivamente acontecesse a aprendizagem. Ao ler o texto: Qual e a questao? as autoras expoem de maneira absolutamente pratica como os professores deveriam criar situacoes e ambientes apropriados para que os educandos pudessem contruir suas aprendizagens; a partir de suas curiosidades e interesses. Para ilustrar melhor meu pensamento cito um trecho do texto mencionado acima onde diz:



"Se tomassemos em consideracao as informacoes que ja temos sobre as criancas e nos mesmo em criar ambientes abertos a exploracoes e interacoes, onde os alunos pudessem alimentar seus interesses e curiosidades, efetuar escolhas e ter tempo necessario para experimentacoes. Ambientes onde ha "lugar" para atividades definidas pelo proprio aprendiz de modo que este possa sentir-se relativamente livre para construir e para reinventar, para receber e para responder a desafios, para manifestar seu mundo interior, um ambiente, ao mesmo tempo, acolhedor - que aceita ideias e erros - e desafiador, no sentido de provocar aprendizagem." (MAGDALENA e COSTA, 2003)




Referencia:

Internet em sala de aula: com a palavras os professores. Porto Alegre: Artemed, 2003

MAGDALENA, Beatriz C. e COSTA, Iris E. T.