sábado, 13 de junho de 2009

Aprender


Para aprender temos que em primeiro lugar ter a ousadia de partir, ou seja, sair de nosso estado inicial e romper com barreiras, pois como nos diz o texto referência\"Não se aprende na passividade, só na atividade...\" aprender demanda esforço, determinação, curiosidade e amor. É ncessário ser impactado pelo encantamneto do saber e deixar o lugar onde nos sentimos seguros e embarcarmos em uma viagem talvez à \"Ilha desconhecida\"(José Saramago) levando conosco nossa bagagem hereditária, cultural e nossa identidade própria que nos faz únicos.Nesta viagem nossas aprendizagens serão acrescentadas e modificadas, nos tornando a cada dia mais inteiros e preparados. Em 2006 segundo semestre dei início a minha jornada de novas aprendizagens quando passei no vestibular para o curso de Pedagogia a Distância da UFRGS, este movimento exigiu muito esforço e dedicação de minha parte, pois fazia muitos anos que tinha parado meus estudos, aproximadamente 14 anos, muitos desafios e incertezas para adquirir novos conhecimentos e enriquecer minha prática pedagógica. Aprender exige mudança de estado sair de um estado de segurança e adentrar no desconhecido, foi assim que entrei em contato com as novas tecnologias na área da informática, algo complicado para quem não tinha nenhum conhecimento prévio. Hoje olho para trás e vejo um longo caminho percorrido, muitas aprendizagens conquistadas e transformações em minha vida pessoal e profissional. O grande movimento no sentido de aprender depende tão somente de um ato corajoso e consciente na busca do saber.

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Jane! Que interessante tua postagem!!! Trouxeste bem toda tua vivência e aprendizagem durante o curso relacionando com a teoria do aprendizado. Meus parabéns! Abraço, Anice.

Jane Elisabete Lamera disse...

Obrigada tutora Anice, nesta postagem quis relatar minha experiência pessoal para demonstrar que aprender sempre é possível em qualquer época de nossa vida.
Bjs
Jane