quinta-feira, 25 de junho de 2009

Relacionando Kant e Adorno

De que maneira os autores vislumbram uma educação que poderia contribuir para desenvolver a autonomia necessária a liberdade de escolha que impedisse a submissão a um poder alienatório? (Simone Ribeiro)


Adorno e Kant pressupõem em seus textos que uma educação que contribua para o desenvolvimento da autonomia deve centrar-se na primeira infância, ou seja, nos primeiros anos da vida escolar das crianças. Neste período, as crianças precisam de cuidados e aprendizagens que desenvolvam seus princípios e ocupem-se de sua formação moral, baseada na liberdade e autonomia. A criança deve compreender, desde cedo, que a liberdade deve ser exercida com autonomia e responsabilidade e o exercício desta (liberdade) não deve ser prejudicial aos outros e nem comprometer o bem estar dos que com ela convivem.
Um investimento deve ser feito na educação, que prime em proporcionar às crianças situações concretas em que elas expressem seus pensamentos, desejos, sempre refletindo sobre suas ações desenvolvendo, desta forma, a autonomia do pensamento, tão necessária aquisição para o futuro. A educação deve proporcionar ao indivíduo formação ética e moral, cultura geral e uma visão crítica e reflexiva sobre os acontecimentos e fatos históricos, pois na medida em que o indivíduo desenvolve-se, passa a ter sua capacidade aumentada e maiores condições para dicernir e oferecer resistência a idéias e lideranças autoritárias e abusivas, que manipulam e aproveitam-se da coletividade para colocar em prática, muitas vezes, atitudes preconceituosas, violentas e massificadoras. Segundo Kant:

“O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz.”

Citando também Adorno:

“A educação só teria pleno sentido como educação para a auto-reflexão crítica.”
A educação para desenvolver a autonomia necessária à liberdade de escolha que impessa a submissão e o poder alienatório deve agregar formação voltada para o desenvolvimento moral do indivíduo, currículos escolares e atividades que instiguem a auto-reflexão crítica dos alunos. Deve abranger, de igual maneira, práticas democráticas dentro da escola que motivem atitudes solidárias dentro do ambiente escolar através do incentivo da cooperação, proporcionando a todos um ambiente saudável, de cordialidade, que negue as discriminações e combata qualquer tipo de violência e o aparecimento da barbárie.
Texto elaborado por Jane E. G. Lamera



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