sexta-feira, 18 de abril de 2008

Onde há números em sua vida?


Os números estão presentes em nossa vida de maneira que já não percebemos, pois fazem parte de nossa rotina assim como o ato de falar. Em minha vida os números dão sua graça já nas primeiras horas da manhã quando o despertador toca mostrando que é hora de acordar, pois o dia está iniciando às 7:00hs.
Logo em seguida o relógio mostra a cada minuto que não dá para despender muito tempo para trocar de roupa e tomar café, pois às 7:30 é hora de sair de casa rumo a escola onde dou aula na quarta-série e os números aparecem novamente indicando que devo entrar na primeira sala do primeiro andar para começar mais um dia com a turma 41 sob minha regência.E assim a manhã, vai passando e os números me acompanhando a cada novo período que termina, nas páginas dos livros utilizados em sala de aula, nos exercícos envolvendo as quatro operações, na hora de levar os alunos ao lanche ou liberá-los para o recreio. Ainda em sala de aula é hora de fazer a chamada e verificar quantos alunos vieram naquele dia e os que faltaram tudo envolto pelos números. E assim mais uma manhã se foi e a sirene da escola avisa que é hora de ir para casa 12:50Hs. Antes de chegar em casa ainda outras atividades que envolvem os números ainda terão de ser realizadas. Ir ao banco digitar a senha, clicar no menu com vários números e solicitar a operação desejada, conferir o saldo e retirar dinheiro e ainda estou as voltas com os números. Uma passada breve no supermercado para comprar alguma coisa que está faltando, conferir preços nas prateleiras chegar ao caixa e pagar os produtos e eles(os números) continuam a me acompanhar.
Enfim, em casa após 20 ou 25 minutos. E tarde está começando ...
Depois do almoço um breve descanso de alguns minutos, hora de fazer algumas ligações e o teclado de números do telefone me revela que sem os números seria bastante díficil a vida.É hora de abrir os e-mails e sempre tenho muitos para verificar em torno de 15 ou 20, às vezes este número é quadriplicado.
Estudar também tem hora marcada, então entrar no Rooda sem nunca permanecer por menos de duas horas. É hora de esperar meus filhos que estudam a tarde chegarem da escola então os ponteiros do relógio indicam que já está quase na hora, entre 17:30hs e 18:15hs, quando chega meu filho, o último a retornar para casa.
E assim o dia vai indo embora e os números estão por todo lugares de nosso dia-a-dia tudo o que vamos fazer precisamos deles. Na alimentação, higiene, convívio social, trabalho, saúde em tudo necessitamos utilizar os números.
Pensando bem os números estão de maneira tão presente em nosso cotidiano que não dá para imaginar nossa vida sem a presença deles, pois é uma linguagem, uma forma de expressão que o ser humano utiliza em todos os momentos de sua vida.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Maravilhoso, Jane! Como disse pra colega Ivete, o legal é mostrar para os alunos isso, que tem sentido aprender sobre os números, porque eles têm uma função social, assim como a escrita e a leitura. Há um "letramento" acerca também do número.
Jóia!
Abraço