sábado, 16 de maio de 2009

O Clube do Imperador


Filme realizado no ano de 2002, retrata uma escola bastante tradicional onde jovens ricos são preparados com um educação de qualidade. Um professor destaca-se neste escola este docente ministra aulas de história antiga com ênfase nas civilizações greco-romanas, através de aulas empolgantes e instigantes. O lema da escola é baseado em moral e ética de príncipios, e neste contexto o professor cobra de seus alunos tais atitudes. Tudo vai muito bem até que um novo aluno começa frequentar a turma do professor William Hundert, este contraria a tudo e a todos e os primeiros conflitos entre aluno e professor começam a surgir. O desleixo do jovem aluno preocupa o professor que procura o responsável do docente para uma conversa. Muita decepção, pois o pai de Sedgewick não importa-se com o comportamento do filho na escola tampouco com seus estudos, Senador influente acha dispensável o discurso do professor. O professor resolve então investir naquele aluno, e começa a emprestar-lhe livros pessoais, observar seu comportamento e elogiar suas conquistas. Aparentemente o rapaz havia mudado de comportamento e seu comprometimento com os estudos torna-se visível. Aproxima-se o data do grande concurso idealizado pelo professor Sr. Hundert que chama-se Sr. Júlio Cezar; do qual somente três alunos com as melhores notas poderiam participar. No momento de decidir sobre os finalistas o professor comete seu primeiro erro troca de posição o aluno Sedgewick que não havia conseguido atingir a pontuação necessária por décimos. O professor como sentia-se comprometido em ajudar seu aluno outrora indisciplinado, o coloca na grande final e deixa de fora um ótimo concorrente que por seus méritos conseguira a pontuação exigida. O grande dia finalmente chega e o professor começa com as perguntas, quando percebe que Sedgewick está colando. O professor fica muito perturbado e resolve fazer perguntas muito difíceis que somente serão respondidas por aquele aluno que realmente estiver muito bem preparado. No final da prova Sedgewick é eliminado e vence um aluno de origem indiana, o mais preparado e capacitado de todos os participantes deste concurso. O professor fica muito frustrado, pois seu investimento não deu certo e tudo voltou a normalidade na escola St. Bnedict's. Muitos anos se passam e o professor Sr. Hundert é comunicado de que um ex-aluno está oferecendo uma grande quantia em dinheiro para que ele repita o concurso Sr. Júlio Cezar; todas as despesas seriam pagas por este aluno e toda turma estava convidada. O professor aceitou mais este desafio em sua carreira já que este ex-aluno nada mais era do que Sedgewick Bell , mas enfim, tantos anos se passaram e tudo poderia estar diferente, todos tornaram-se adultos chefes de família, profissionais brilhantes, bem sucedidos. O professor foi no dia marcado para realizar a prova com seus ex-alunos após muita festa. Todos reunidos o concurso começa as perguntas também, e novamente Sedgewick Bell começa a colar, desta vez por uma escuta. O professor percebe e naquele exato momento vê em sua frente a mesma situação que vivera a muitos anos atrás, novamente decepcionado desmacara o farsante e uma discussão começa. O professor e seu ex-aluno conversam, ou melhor, brigam pelo fato de Sedgewick apesar dos anos não ter mudado sua postura de pessoa desonesta e que usa de qualquer recurso para atingir seus objetivos seu caráter moldado na prepotência e arrogância não admite perder custe o que custar sempre precisa estar em evidência. No meio da discussão o pequeno filho de Sedgewick aparece e consegue perceber as atitudes incorretas de seu pai. O professor vai embora e retoma sua vida na escola ´na qual ainda leciona história antiga. No primeiro dia de aula ele recebe um menino, pergunta seu nome e descobre que este é filho daquele seu ex-aluno que deveria ter ido à final do concurso a muitos anos atrás. Este filme nos remete a pensar no papel no professor e suas ações junto a seus alunos, um pequeno erro pode causar um grande estrago na vida das pessoas. O professor neste caso avaliou mal seu aluno, talvez por não conhecê-lo o suficente e apostar que para torná-lo mais dedicado era preciso colocar-lhe na final do concurso, o que ele realmente precisava era aprender a lidar com a frustração, pois em seu caráter já havia marcas de que para ser vencedor na vida, atingir os obetivos não era preciso esforço e sim usar de estratégias fraudulentas. Infelizmente todo ser humano trás consigo as características de suas aprendizagens, principalmente daqueles valores e conceitos que aprendemos com nossas famílias, e neste caso, o que que foi ensinado para o rapaz em questão é que" os fins justificam os meios" e nada além disso ele poderia reproduzir. O professor neste episódio foi contrário a seus príncipios por acreditar que seu aluno estava recuperado e precisava de uma chance para mostrar o quanto ele tinha ultrapassado suas dificuldades em lidar com questões éticas e de moral. O professor encontrou-se em um dilema, pois seus príncipios não queriam deixá-lo alterar a nota do aluno, mas em contrapartida ele não queria frustar os progressos obtidos pelo jovem aluno. O professor é um ser humano passível de falhas e erros, e este filme nos mostra justamente esta face deste profissional, que dedica-se a ensinar para seus alunos não somente matemática, português, geografia enfim, ele quer transmitir valores, fazer com os alunos percebam-se com seres sociais que devem saber respeitar seu próximo, cumprir seus deveres e saber exigir seus direitos. E na busca em acertar, às vezes erramos.

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