domingo, 19 de abril de 2009

Inclusão


Este fórum está muito bom e as postagens cada vez mais nos colocam em contato com este tão importante assunto que é a inclusão. Todas concordamos que as escolas e os professores não estão preparados para esta realidade, mas o certo é que estes alunos em um pequeno espaço de tempo estarão matriculados em nossas escolas. O que fazer então? Acredito que nós alunas do PEAD somos privilegiadas(os), pois durante todo este semestre do Eixo VI estaremos debatendo, lendo e trocando informações sobre a inclusão e com certeza se alguns de nós recerbermos em nossas salas de aula um aluno(a) com necessidades educacionais especiais não seremos surpreendidos. Quando comecei a realizar as primeiras leituras propostas, confesso fiquei bastante preocupada, pois ficava me perguntando se hoje um desses alunos viesse para minha turma o que eu faria? Passado o primeiro impacto, comecei a ler, postar neste fórum e creio que a aula presencial com a professora Daniela contando sua experiência foi muito importante, pois me fez perceber que incluir um aluno passa também por uma questão de mudanças de pensamento e um olhar diferenciado. É claro que, não se ajuda uma criança a ser incluída em uma sala de aula somente com boa vontade, é preciso todo um suporte para que o professor consiga dar a este aluno não somente a chance de estar em uma sala de aula de uma escola regular, mas que sua passagem por este espaço escolar torne-se frutífero e repleto de significações. Esta interdisciplina para mim em particular tem me feito refletir muito...Até breve !!

Mensagem postada no fórum da interdisciplina - Educação de Pessoas com necessidades educaionais especiais.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Gostei muito desta tua postagem, pois nos remete ao conteúdo que estás estudando e o quanto a leitura e troca de experiência pode orientar o professor a lidar com o tema da inclusão. Muito legal mesmo tua reflexão. Abraço, Anice.