domingo, 7 de setembro de 2008

Gestão Democrática

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Daltro Filho, na qual trabalho como professora de séries iniciais, vivencio com grande orgulho uma realidade de gestão democrática. Nesta escola o diretor é escolhido por eleição com grande participação da comunidade escolar; o processo inicia com a formação de chapas (de candidatos à direção) que expõem suas propostas através de debates e sessões públicas onde pais, alunos, professores e funcionários participam. Possuímos Conselho Escolar atuante e exercendo seu papel de órgão fiscalizador, consultivo e deliberativo como é previsto pela lei. De maneira democrática os alunos escolheram a diretoria do Grêmio Estudantil da escola formada por alunos das mais variadas séries. Para fins de uma avaliação justa em final de trimestre, todas as turma da escola, do Jardim A até a 8ª série, tem conselho de classe onde a supervisora, a orientadora, um membro da equipe diretiva e mais a professora (o) participam da avaliação de cada aluno, procedendo registro das aprendizagens e dificuldades apresentadas por cada discente buscando assim solução individualizada para cada caso. Os alunos a partir da 5ª série escolhem seus líderes e vice-líderes, que representam a turma perante a direção da escola e vice-versa. O projeto político pedagógico foi construído com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e sempre está à disposição no saguão da escola para leitura de pais e alunos. Quanto à prestação de contas, a mesma ocorre de forma transparente e está disponibilizada a todos que se interessarem, pois a cada mês a diretora da escola afixa no mural de entrada, em lugar bem visível e de fácil acesso, um relatório informando todos os gastos da escola de forma discriminada e também, contempla todas as arrecadações e entradas do mês em questão.
Enfim, creio que faço parte de uma comunidade escolar que está no caminho da gestão democrática, construindo coletivamente uma proposta participativa, plural, includente e democrática. Apesar de vivenciar todo este processo descrito e saber que grandes conquistas foram realizadas ao longo das décadas, ainda temos um longo caminho a percorrer no sentido de buscarmos a maior qualidade para o ensino público, onde cada professor, como eu, visa elevar o nível de aprendizagem dos alunos da rede. Penso que para resolução de tal problemática, políticas educacionais deveriam ser pensadas no sentido de propiciar aos professores, principalmente aos da rede pública estadual, carga horária para capacitação através de cursos de reciclagem, estudos adicionais e momentos para planejamento que não temos e julgo de suma importância para executar uma prática docente qualificada
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Um comentário:

Geny disse...

Minha querida aluna Jane gostei de ler as colocações no seu portfólio.
Que bom trabalhar numa escola onde predomina a democracia, com o Diretor eleito pela maioria da comunidade escolar.
Também quero deixar registrado que no trabalho do Projeto de Aprendizagem, você pertence ao grupo 1 (um) que estão num bom caminho, não se esqueça de participar das discussões do fórum.
Um grande abraço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora – Seminário Integrador V
PEAD/FACED/UFRGS