
A atividade solicitada pela professora Valéria Leonço gerou muitas aprendizagens na sentido de repensar a importância dos jogos e brincadeiras em sala de aula. Segundo Freud, Piaget e Vygostsky o jogo é importantissímo na formação social, emocional e cognitiva da criança. Para Freud o ato de brincar pode revelar sentimentos escondidos e traumas que proventura a criança tenha tido. O psicólogo suíço Jean Piaget argumenta que a criança passa por vários estágios de desenvolvimento, que é estimulado pela brincadeira. E por fim, Vygotsky acreditava que a brincadeira tem um papel no desenvolvimento cognitivo e através dela que a criança desenvolve o pensamento abstrato. Quantas vezes já não presenciamos crianças brincando com um brinquedo imaginário que só elas conseguem visualizar. Foi uma atividade de muita valia para mim, pois lendo e refletindo resolvi que em 2008 investirei em planejamentos que contemplem jogos e brincadeiras em sala de aula, pois creio que os benefícios serão significativos para meus alunos.
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